Outubro 11, 2018 |

Conheça os super poderes da vitamina C para a sua pele!


Conheça os super poderes da vitamina C para a sua pele!

Descubra agora quais os poderes que a vitamina C possui e que são fundamentais para uma pele bonita e saudável

O ácido ascórbico, também chamado de vitamina C, é mundialmente conhecida como uma das vitaminas mais essenciais para a saúde. Ela também é uma das vitaminas mais consumidas e recomendadas em todo o mundo.

Embora não haja um consenso geral da quantidade exata que uma pessoa deve consumir diariamente de ácido ascórbico, especialistas de todo o mundo estabelecem que cerca de 100 mg/dia. Já entidades como a OMS (Organização Mundial de Saúde) gostam de trabalhar com a recomendação de 200 mg/dia.

Por estes dados, pode-se dizer que um consumo dentro dessa faixa de 100 para 200 mg por dia já é capaz de conferir os benefícios que a vitamina proporciona. Inclusive, é sua presença no organismo em proporções adequadas que evita doenças.

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre essa importante vitamina. Nas próximas linhas, você vai conhecer os benefícios para a saúde, fontes naturais e poderes da vitamina C que ajudam a tornar sua pele mais saudável e bonita.

Continue lendo e descubra tudo o que essa vitamina pode fazer pela sua saúde e pela beleza da sua pele.

vitamina c

 

Funções da vitamina C para a saúde:

O ácido ascórbico é uma vitamina que confere inúmeros benefícios ao organismo. São efeitos que seu consumo estimula no organismo e que aumentam a saúde em geral, como:

Melhora da imunidade do organismo: A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, que são células que fazem parte do sistema imunológico do corpo e que tem a função de combater microrganismos e estruturas estranhas no corpo;

Melhora a absorção de ferro: O consumo do ácido ascórbico aumenta a quantidade de ferro de origem vegetal no organismo. Isso diminui o risco de desenvolver doenças como a anemia ferrovia, que é causada pela falta de ferro vegetal no organismo;

Melhora o humor: A vitamina C estimula a produção de neurotransmissores como a serotonina, noradrenalina, adrenalina e dopamina, essenciais na regulação do humor;

Fortalece os ossos: O ácido ascórbico auxilia na produção de colágeno, que fortalece os ossos, dando-os mais resistência;

Diminui o estresse: Seu consumo estimula a produção de cortisol e norepinefrina, que ajuda na redução dos quadros de estresse;

Capacidade de diminuir tumores: Segundo uma pesquisa publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, o consumo da vitamina C em altas doses gera radicais livres e peróxido de hidrogênio, que pode provocar a redução de células de tumor;

Evita o escorbuto: O escorbuto é uma doença que causa hemorragias e tumefações na gengiva, dores nas articulações e dificulta a cicatrização de feridas, e que é causada pela grave insuficiência de vitamina C no corpo.

Não deixe de ver - Dicas de saúde e beleza: o clima mais frio e a poluição influenciam?

Algumas das principais fontes de ácido ascórbico para você não ficar sem essa vitamina

A vitamina C é bastante fácil de ser encontrada para o consumo.

Entre suas fontes principais estão frutas como a laranja, toranja, morango, mamão papaia, goiaba, manga, kiwi, acerola, cantalupo, limão, caju e o camu camu. Mas também em vegetais e legumes como o tomate, brócolis, pimentão amarelo cru, couve, ervilha, espinafre, aspargos e couve de Bruxelas.

Com toda essa variedade de alimentos é possível preparar diversas receitas saborosas entre sucos, saladas e até mesmo bolos. Sem falar que grande parte desses alimentos pode ser consumida in natura.

Assim, não há uma razão para não se nutrir adequadamente desta vitamina. Principalmente se um dos seus objetivos é ganhar benefícios para a saúde da sua pele. 

vitamina c
fonte:pinterest

Veja também - Adstringente para o rosto: quando é recomendado? para que serve?

6 benefícios para a pele conferidos pela vitamina C

Quem busca ter uma pele cada vez mais saudável, jovem, bonita e brilhante não pode deixar a vitamina C de fora da sua dieta. Pois o seu consumo confere grandes benefícios para a saúde da pele.

Separamos seis importantes benefícios e qualidades que o ácido ascórbico oferece ao nosso organismo.

  1. A vitamina C é antioxidante, o que a torna fundamental para quem busca retardar o envelhecimento da pele. Isso acontece pois o que causa o envelhecimento da pele é a oxidação das células, e é justamente essa oxidação que é combatida pela vitamina.
  2. Como a vitamina consegue inibir a síntese da melanina, o que ajuda no combate a formação ou escurecimento de manchas de acne, feridas, no rosto e pelo corpo.
  3. Ajuda a curar mais rapidamente feridas e queimaduras, inclusive solares. O que ajuda tanto em danos na pele causados por cortes como também diminui o tempo para secar e cicatrizar espinhas mais rapidamente.
  4. Combate a eczema, que é uma inflamação especial na pele que resulta no desenvolvimento de escamas e prurido nos tecidos.
  5. Deixa a pele mais jovem e bonita por meio do aumento da produção de colágeno no organismo. Para quem não sabe, o colágeno é uma proteína fundamental na estrutura de vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes para a pele.
  6. A vitamina C ainda auxilia na produção de elastina, que ajuda a engrossar e proteger as células da nossa pele.

Leia também - cuidados com a pele mista: você conhece quais são?

Pronto, agora você já conhece os benefícios que a vitamina C confere tanto para a saúde geral do corpo, como para a sua pele! Alinhando esses cuidados com um creme antissinais e uma rotina de beleza, você com certeza irá notar a diferença!

creme antissinais