Outubro 15, 2018 |

Como evitar as rugas no colo e qual o tratamento mais adequado?


Como evitar as rugas no colo e qual o tratamento mais adequado?

As rugas no colo são um dos maiores desconfortos identificados pelas mulheres… descubra agora o que fazer para evitar e tratar!

As rugas no colo são causadas pelo desgaste e oxidação causado nas células do corpo, junto com a perda de colágeno e elastina que vem com a idade, esses sinais dão à pele um aspecto incômodo e até desagradável.

E esses sinais de envelhecimento comumente aparecem entre os 20 a 30 anos de idade. A pele começa a perder elasticidade e firmeza, por conta da menor produção das proteínas.

Assim como as linhas de expressão na face, principalmente no canto dos olhos, podem ser causadas por reações emocionais. Por exemplo, mulheres que sorriem muito ou choram bastante facilmente desenvolvem essas linhas de expressão.

E por conta disso, grande parte das mulheres apelam para o uso - as vezes prematuro como forma de prevenção - de cremes antienvelhecimento e outras soluções específicas para atenuar as marcas que o tempo deixa na pele.

Agora, em grande parte das vezes as mulheres cuidam demasiadamente dos sinais de idade que aparecem no rosto, mas esquecem que outras partes do corpo também apresentam tais sinais. Como por exemplo as mãos, o pescoço e o colo. Que também são locais que precisam de atenção e cuidados.

Continue lendo este artigo para entender como evitar as rugas no colo, pescoço e mãos, e quais os tratamentos mais adequados para solucionar esses sinais de idade.

Rugas no colo, pescoço e mãos: o tempo não é o único vilão nessa história

A perda de produção das proteínas colágeno e elastina, assim como a oxidação das células com o passar dos anos são uma das maiores causas de rugas por todo o corpo.

São esses fatores que fazem com que a pele perca textura, firmeza e elasticidade, gerando as dobras na pele que conhecemos por rugas.

No entanto, o tempo não é a única causa, principalmente se estamos falando das rugas no colo, na região do pescoço e nas mãos. A exposição ao sol pode, em alguns casos, ser um fator de formação de rugas pior do que o próprio decorrer do tempo.

O envelhecimento prematuro causado pelo sol acontece porque a radiação exerce um efeito de oxidação celular muito potente sob a pele.

Essa oxidação gera um aumento expressivo nos radicais livres (átomos ou moléculas liberados pelo corpo que causam problemas ao organismo) que danificam as células com mais velocidade.

Além disso, o sol ainda quebra as fibras colágenas e elásticas presentes na pele, causando os sinais de envelhecimento, podendo também causar manchas.

Esse efeito do sol não é nenhum segredo, e hoje já é bem comum pessoas terem o hábito de passar protetor solar no rosto e nos braços.

No entanto, muitas vezes esse mesmo cuidado de aplicar em outras partes do corpo é esquecido e o resultado são as rugas no colo, pescoço e mãos.

Como evitar as rugas no colo: retardando o envelhecimento

Existem ‘n’ meios para se evitar o aparecimento precoce de rugas, linhas de expressão, bigode chinês e demais sinais em nossa pele.

Porém, vamos dar uma ênfase maior aos métodos para evitar as rugas no colo, pescoço e mãos.

Não há muito mistério aqui, o primeiro dos cuidados a se tomar é o uso correto de protetor solar nessas áreas do corpo. Com o nosso sol, o ideal é utilizar um protetor fator 15 para o corpo e 30 para o rosto. Essa recomendação vale mais ainda para mulheres que possuem uma pele mais clara.

Outra dica importante é não esfregar a toalha na região do pescoço e colo após o banho. Embora pareça algo irrelevante, a fricção causada pela toalha pode levar a um desgaste maior da elastina presente nesta região, ajudando assim na formação de rugas.

E de um modo mais geral, evite o consumo excessivo de açúcar pois ele causa um outro processo de envelhecimento das células conhecido como glicação.

Além disso, evitar o cigarro, sol sem proteção e usar cremes antienvelhecimento são boas soluções para a prevenção e retardamento das rugas e outros sinais de idade.

rugas no colo

Veja também - Pele oleosa: veja os cuidados que você precisa ter!

Tratando as rugas no colo: algumas abordagens eficientes

Não poderíamos concluir esse conteúdo sem compartilhar algumas poderosas formas de tratamento para rugas no colo, sinais de envelhecimento como o bigode chinês, pés de galinha, etc.

Vamos conhecer  destes tratamentos a seguir.

 

  • Laser: O uso de laser sobre a pele estimula a produção de colágeno, renovando a pele e eliminando rugas e outros sinais de envelhecimento. 
  • É recomendável que o laser usado nas sessões seja o de luz fracionada, pois o mesmo realiza microperfurações na pele que fazem com que o colágeno presente seja coagulado, estimulando assim uma produção maior da proteína. O mesmo efeito ocorre com a elastina nesse tratamento;

  • Cremes anti-rugas: Na linha dos cremes anti-rugas existem três categorias desse produto, a cosmética, a cosmecêutica e a dos medicamentos.
    Os cremes cosméticos apenas hidratam a pele e atenuam rugas e sinais de idade, os cosmecêuticos conseguem penetrar com mais profundidade na pele sem causar efeitos adversos e os medicamentos são mais potentes para o tratamentos dos sinais de envelhecimento, mas podem causar efeitos negativos a pessoa;

  • Peelings: Os peelings são esfoliações feitas sobre a pele para estimular a renovação celular. Sua ideia central é remover células mortas ou desgastadas da pele para dar lugar a novas células em estado perfeito, com uma quantidade de colágeno e elastina maior. Removendo assim boa parte das rugas e sinais de envelhecimento da pele.

  • Pronto, agora não há mais razão para que você ter rugas no colo, mãos, pescoço ou rosto. Garanta agora o seu creme antissinais e siga firme nossas dicas, dessa maneira, você terá uma pele mais jovem e bonita!

     

    creme antissinais