Julho 05, 2018 |

Qual a Importância do Filtro Solar - Como Decidir o Melhor


Qual a Importância do Filtro Solar - Como Decidir o Melhor

Proteger sua pele do efeito dos raios solares pode ajudar a evitar doenças e manter uma aparência ainda mais linda

Quando se fala de protetor solar para o rosto, a primeira coisa que vem à nossa mente é um maravilhoso dia de sol na praia, onde todos brincam, se divertem e aproveitam o calor.

Esse é um belo pensamento, sem sombra de dúvidas, mas o grande problema é que ele não está de todo certo. A associação com o protetor solar também deveria ser feita em várias outras situações, não apenas nessa.

O filtro solar é muito mais importante do que nós podemos imaginar e, por isso, é essencial aprender o máximo sobre ele, além de saber qual é o melhor para cada uma de nós.

Qual é a Importância do Filtro Solar?

O sol aparece todos os dias, mas nós nos lembramos dele com muito mais intensidade quando o dia está quente e quando estamos na praia ou em uma viagem.

Então, para poder curtir a praia sem problemas, nós sempre levamos um protetor solar para o rosto e para o corpo, para que as queimaduras não machuquem a pele e também não prejudiquem a saúde, mas sua importância é muito maior.

Nós estamos expostos à radiação solar todos os dias, seja no caminho para o trabalho, na caminhada do final da tarde ou até mesmo naquele feixe de luz solar que passa pela janela.

Os raios ultravioleta são os grandes vilões da saúde da pele, já que além de deixá-la mais queimada, eles também podem favorecer seu envelhecimento - algo que muitas de nós não faz nem ideia.

protetor solar para o rosto

Nós sempre procuramos pelas dicas para tratar o envelhecimento facial e acreditamos que elas consistem apenas no uso de hidratantes e cremes especiais, mas não para por aí.

Os raios UVB são mais comuns em dias mais quentes, como no verão, mas os raios UVA são emitidos a todo momento enquanto o sol está posto. Essa radiação atinge a camada subcutânea e acelera o envelhecimento.

Muito além disso, os raios UVA também podem contribuir para o aparecimento do melanoma, que é um tipo de câncer de pele bastante agressivo. Por isso, como diz o antigo ditado, é melhor prevenir do que remediar.

Para evitar todos esses problemas, o protetor solar para o rosto deve fazer parte da nossa rotina de beleza, não apenas quando vamos para o litoral ou para o campo em dias quentes, mas sim todos os dias.

Quando Devemos Usar o Protetor Solar?

Nós, mulheres, sempre estamos em busca de opções que podem deixar a nossa pele mais bonita, hidratada e saudável, como a aplicação de soro fisiológico no rosto, por exemplo, que é uma alternativa simples, prática e eficiente.

Mesmo depois de saber da importância do protetor solar para o rosto, nós nem sempre o aplicamos devido ao fato de que a maquiagem que usamos conta com filtro solar em sua composição, mas esse é um grande equívoco.

Esse, inclusive, é um dos maiores mitos de beleza: acreditar que as bases com filtro solar eliminam a necessidade da aplicação desse produto. É claro que elas ajudam, mas não podem agir sozinhas.

A pequena concentração de protetor solar presente nas bases não é suficiente para mandar todos os efeitos negativos para escanteio. Então, esse produto deve ser utilizado todos os dias, faça dia ou faça sol.

Antes de começarmos a nos maquiar para o trabalho ou para a faculdade, é fundamental aplicar uma camada de protetor solar para o rosto e, apenas então, usar os produtos de maquiagem que mais gostamos.

Se você não é uma grande fã de maquiagem ou está com pressa e não teve tempo de se maquiar, ainda assim é fundamental usar o filtro solar, já que não dá para brincar quando o assunto é a saúde e a beleza da nossa pele.

Qual é o Melhor Protetor Solar?

Essa é uma questão praticamente impossível de se afirmar. Da mesma forma que se alguém perguntar qual é a melhor base para o rosto para 10 pessoas diferentes, é bem provável que você também obtenha 10 respostas diferentes.

Cada pessoa se adapta melhor a determinado tipo de cosmético, o que é natural, e o mesmo se aplica aos filtros solares, mas algumas características devem ser analisadas em todos os rótulos de protetor solar para o rosto, como as seguintes:

Fator de Proteção Solar (FPS)

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o FPS mínimo para um protetor solar deve ser de 30. Assim, sua pele estará protegida contra os males dos raios solares e também contra aquele bronze indesejado.

Ainda que essa seja uma determinação que se aplique a todos os tipos de pele, é ideal procurar por um protetor solar para o rosto que tenha um FPS maior se a sua pele for mais clara, já que a concentração de melanina é menor.

Porém, via de regra, um protetor solar com FPS 30 já vai te deixar bem protegida.

Proteção UVA e UVB

A radiação solar se divide entre raios UVA, UVB e UVC. Nós temos contato direto com os dois primeiros, enquanto o último é barrado pela camada de ozônio que se encontra ao redor da terra.

Na hora de escolher um protetor solar para o rosto (e também para o corpo, se ele ficar exposto ao sol), você deve se certificar de que ele oferece proteção contra os raios UVA e também os UVB.

Os dois são muito prejudiciais para a nossa pele, então o ideal é que nenhum deles penetre e cause problemas.

Forma de Aplicação

A maioria das opções de protetor solar para o rosto é apresentada na forma de creme, mas também existem as opções em spray para o corpo. E agora, qual escolher?

Aqui você pode ficar mais tranquila, já que é mais uma questão de apresentação mesmo, ou seja, você pode escolher aquele que mais gostar, desde que não deixe de passar protetor solar.

protetor solar para o rosto

Tenha Uma Pele Linda, Saudável e Protegida dos Raios Solares!

Depois de aprender tudo o que você precisava saber sobre filtro solar para o rosto e a radiação que incide no seu corpo, você estará totalmente preparada para enfrentar um dia de praia ou um dia de trabalho com a mesma proteção.

Ah, assim como existem diferentes cremes para cada parte do corpo, também existem protetores solares para o corpo e para o rosto. Para proteger a sua face, escolha sempre os filtros solares próprios para ela.

Então, no seu passo a passo de beleza diário, antes de aplicar os hidratantes, o creme antissinais para rugas e as maquiagens, não se esqueça do protetor solar para o rosto. Assim, sua pele ficará saudável e ainda mais bela!