Julho 09, 2018 |

Câncer de Pele - Você Sabe Como Proteger a Sua Pele?


Câncer de Pele - Você Sabe Como Proteger a Sua Pele?

Essa é uma doença bem séria, mas que pode ser evitada se você tomar os cuidados certos

Nós nos preocupamos muito com a beleza da nossa pele, o que é ótimo para que ela esteja sempre linda, mas proteger a pele pode evitar problemas como o câncer de pele.

Esse tipo de câncer é o mais comum no Brasil: os casos de câncer na pele não melanoma correspondem a 30% de todos os tumores malignos que são registrados, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva.

Por isso, é fundamental aprender mais sobre o assunto, entender como essa doença se manifesta, quais são as causas e, ainda mais importante, como prevenir e como tratá-la.

Como proteger a pele e identificar o câncer?

Essa é uma doença que atinge a região da pele, que é o maior órgão do corpo humano.

Ela geralmente se caracteriza na forma de tumores que crescem apenas localmente, embora essas características possam variar.

Como a nossa pele está sempre visível, principalmente na hora em que vamos tomar banho e trocar de roupa, então a detecção de algo diferente, que pode ou não se tratar de um câncer de pele, é mais simples do que ocorre com outras doenças.

De vez em quando, pode ser que apareçam algumas pintas, saliências ou quaisquer outras diferenças na pele.

Pode ser que não seja nada de mais, mas sempre que notar algo do tipo, o melhor a se fazer é procurar por um dermatologista.

Ao passar por uma consulta com o especialista, ele poderá fazer a análise dessa mancha ou lesão, eventualmente pedir os exames necessários e, então, determinar se se trata ou não do câncer de pele.

Caso haja a confirmação, então a conduta mais comum é a retirada dessa lesão, com uma margem de segurança para a pele, de modo a retirar todas as células cancerígenas e evitar uma recidiva naquela região.

proteger a pele do câncer

Como Evitar o Aparecimento do Câncer de Pele?

Nós sempre pesquisamos por cuidados com a pele do rosto e de todo o corpo, o que é ótimo para mantê-la ainda mais bela e também pode ajudar a evitar o câncer de pele.

Felizmente, a prevenção para essa doença é bem mais simples do que nós imaginamos, o que significa que você pode começar a se prevenir hoje mesmo!

Use Protetor Solar

O protetor solar é sempre o cuidado que recebe mais destaque quando se fala em proteger a pele, e acredite: isso não é à toa.

Nós sabemos como identificar o envelhecimento precoce e também sabemos que o uso de protetor solar é ótimo para evitá-lo, e o mesmo se aplica ao câncer de pele.

A exposição aos raios ultravioleta é inevitável. Mesmo que o dia esteja frio, a presença dos raios solares já pode trazer males para a pele, principalmente a radiação UVA, que também está presente mesmo quando o sol está mais fraco.

Os raios UVB costumam ser mais intensos em dias mais quentes, como quando estamos na praia, e todos eles devem ser evitados para que não sejam absorvidos pelo nosso corpo, e o protetor solar é a melhor escolha.

Aplicar protetor solar todos os dias deve ser uma obrigação na nossa lista de cuidados diários. Ah, um dos maiores mitos da beleza é que não precisamos usar filtro solar se a base já tiver essa substância, então aplique o produto mesmo assim.

Use Roupas e Chapéus Adequados

Ainda com o protetor solar, os raios solares entram em contato com a pele. Como diz aquele ditado, cuidado e canja de galinha não fazem mal a ninguém, então usar roupas e chapéus para proteger é fundamental.

Isso se aplica principalmente se você estiver na praia, já que as orelhas e o pescoço estão entre as áreas em que o câncer de pele mais se desenvolve. Com um belo chapéu, a incidência dos raios solares tende a ser bem menor.

Quanto às roupas, é quase impossível querer ficar vestida com um belo sol na praia, mas se possível, use roupas que possam impedir essa exposição excessiva.

Cuidado Com os Horários de Sol Mais Forte

Muito se fala que é importante evitar o sol entre as 10h e as 17h, e isso é verdade, já que o sol está a todo vapor nesse horário.

Por isso, seja para curtir a praia, fazer uma caminhada ou corrida ou mesmo para jogar futebol em um campo ou na quadra, o ideal é evitar esses horários de pico solar, para que os raios ultravioleta não prejudiquem a sua pele.

Como vimos acima, mesmo nos horários que estão fora dessa faixa de maior incidência, os raios UVA ainda são emitidos e podem ser absorvidos pelo corpo, então o filtro solar deve também ser aplicado, mesmo que não esteja tão calor assim.

Tente Manter a Imunidade do Corpo em Alta

Baixa imunidade pode ser um sério problema para a saúde, e não é diferente quando se trata do câncer de pele. Por isso, tudo o que estiver ao seu alcance deve ser feito para evitar esse problema.

Manter uma alimentação saudável, com frutas, verduras e legumes e equilíbrio de todas as vitaminas e sais minerais de que o corpo precisa ajuda muito a manter a máquina do corpo humano em perfeito funcionamento.

cesta de frutas dicas para proteger a pele

Existem alguns casos em que a imunidade é naturalmente mais baixa, como no caso de portadores de doenças autoimunes. Nesse caso, o melhor a se fazer é conversar com o seu dermatologista e ver quais são as suas recomendações.

Proteger a Pele é Fundamental

Muitas vezes, nós pesquisamos a influência que a poluição tem para a pele, o que fazer para mantê-la mais hidratada e bem cuidada e várias outras dicas para a estética, mas a saúde é ainda mais importante.

Por isso, estar a par de todas as dicas e recomendações para evitar o câncer de pele e mandá-lo para bem longe de uma vez por todas fará com que nossa vida seja ainda melhor e mais saudável.

É importante escolher o melhor creme anti-idade para que a pele esteja maravilhosa e radiante, sem dúvidas, mas ao aliar esses cuidados com a prevenção de doenças como o câncer de pele, os resultados serão ainda melhores.

Portanto, a partir de hoje, além de ter uma bela rotina de beleza para proteger a pele, use os melhores hidratantes e um ótimo creme antissinais.