Julho 19, 2018 |

Proteção contra raios solares: entenda os efeitos do sol na pele


Proteção contra raios solares: entenda os efeitos do sol na pele

Tomar sol faz bem para o nosso organismo, mas a exposição excessiva aos raios solares pode causar danos irreversíveis

Fala a verdade: tomar aquele solzinho na pele é uma delícia, já que ajuda a esquentar o corpo e ainda nos deixa mais felizes. Porém, a proteção contra raios solares é muito importante, ainda que possa passar despercebida de vez em quando.

Quem não entende muito bem sobre o assunto pode acreditar que o sol só queima se estiver forte ou que só é preciso usar filtro solar se estiver um sol de rachar, mas essa é uma questão um pouco mais complicada do que pode parecer.

Por isso, é muito importante entender o que deve ser feito para proteger os males que o sol pode trazer para a pele. Assim, a saúde e a beleza da sua tão amada cútis continuarão assim por muito tempo!

Quais São as Formas de Proteção Contra Raios Solares?

Existem várias dicas que você pode seguir para se proteger contra o sol, e o melhor de tudo é que elas são muito mais simples e práticas do que você pode imaginar.

Use Filtro Solar Todos os Dias

A importância do protetor solar para o rosto é muito grande. É por isso que essa costuma estar em todas as listas de dicas para evitar os danos dos raios solares.

Nós podemos pensar que só é preciso usar protetor solar quando estamos na praia, em um clube ou na piscina e o sol está muito forte. Ele é obrigatório em todas essas situações, mas também em muitas outras no dia a dia.

A proteção contra raios solares oferecida pelo filtro solar é excelente. Ele ajuda a barrar os raios UVA e UVB, que podem contribuir para o aparecimento de câncer de pele e também contribuem para o envelhecimento precoce da pele.

Não há motivos para deixar de usar protetor solar, já que sua aplicação é muito simples e rápida e pode ser feita antes da maquiagem, sem que seu rosto fique com a aparência diferente, além de ser um produto que não custa muito caro.

Por isso, use-o todos os dias, de preferência com FPS 30 ou maior, para que a pele esteja totalmente protegida e você não tenha surpresas desagradáveis no futuro.

proteção contra raios solares

Evite se Expor ao Sol das 10h às 16h

Nós já ouvimos essa frase muitas vezes, e ela tem toda a razão. O sol das 10h às 16h é muito mais intenso, ou seja, a absorção de raios solares pela sua pele é bem maior nesses horários.

Por isso, para maior proteção contra raios solares, se possível, evite esses horários para se expor ao sol tranquilamente. Assim, você ainda poderá curtir muito a praia, piscina ou qualquer outra atividade de lazer.

Se não for possível evitar os raios solares nesse horário, então use e abuse do protetor solar, que pode ter até um FPS maior, como 50, já que o sol deverá estar bem forte.

Use Roupas e Acessórios Que Protejam Contra o Sol

Os chapéus e as saídas de praia não são itens apenas estéticos: eles também podem ajudar a proteger a pele contra o câncer, já que quebram um pouco o efeito dos raios solares e ajudam a absorver os seus raios.

Nós podemos encontrar os modelos mais lindos de chapéu e saídas de praia por aí, então esse não deve ser um problema. Eles são leves, super resistentes e não te trarão incômodo algum, além de uma proteção sem igual.

Mesmo se não for para a praia, se perceber que o sol está mais forte, o recomendável é usar um boné ou um chapéu para ajudar a aumentar a proteção contra raios solares, além de dar um up bem legal no look.

Raios Solares em Excesso Devem Ser Evitados em Todas as Idades

Tomar muito sol sem proteção não é bom para uma senhora de 65 anos, para uma criança de 7 anos ou para uma mulher de 35 anos, ou seja, a idade não deve ser usada como desculpa para se expor em excesso no sol.

A proteção contra raios solares se torna cada vez mais importante com o passar do tempo, mas os cuidados devem vir desde muito cedo. Os raios ultravioleta que penetram na pele tem ação cumulativa, então devem ser evitados a todo custo.

Nós desejamos saber como podemos prever a aparição de rugas, mas nem sempre relacionamos esse fato à exposição aos raios solares, embora um assunto tenha tudo a ver com o outro.

O excesso de sol é um dos maiores causadores do envelhecimento precoce da pele, que consequentemente pode trazer aquelas rugas e linhas de expressão que nós sempre queremos evitar, então cuide-se a partir de hoje, não importa a idade.

Veja também - Como podemos prever a aparição de rugas?

Os Raios de Sol Também Existem em Dias Frios ou na Sombra

Nossos olhos são capazes de enxergar os raios solares, mas não os raios ultravioleta, que podem te atingir mesmo que o dia esteja frio ou que você esteja na sombra do guarda-sol.

O olho humano enxerga cores cuja frequência de onda esteja entre 400 nm e 700 nm. Os raios ultravioleta estão fora dessa faixa, logo nós não podemos ver esses raios, o que não quer dizer que eles não existam.

Por isso, uma valiosa dica de proteção contra raios solares é não achar que aquela sombrinha tão agradável não recebe raios solares, já que eles podem chegar lá também. Então, mesmo assim, use filtro solar para que sua pele esteja protegida.

Preste Atenção a Manchas e Demais Alterações na Pele

Essa não é tanto uma dica de proteção aos raios solares, mas sim de cuidados com a saúde da nossa pele, que muitas vezes passa despercebida.

A variação na absorção de melanina pode fazer com que apareçam algumas manchas no nosso corpo, o que é normal. Porém, algumas dessas manchas podem ser algo além da estética.

Por isso, é muito importante saber quais são os tipos de manchas no rosto e como tratar, que também devem ser observadas em todo o corpo, para que se alguma delas aparecer, o tratamento possa ser imediato.

A regra ABCD é uma ótima dica para analisar as manchas: se elas forem assimétricas, tiverem bordas irregulares, cores diferentes em sua extensão e diâmetro maior que 0,6 mm, então o ideal é procurar um dermatologista imediatamente.

Pode ser que a mancha tenha todas essas características e não seja nada de mais, enquanto manchas de características diferentes podem ser um indicativo de algum problema de pele, mas esses são alguns pontos que merecem mais atenção.

De qualquer forma, mesmo que você tenha seguido a todas as dicas de proteção contra raios solares e tenha notado alguma mancha um pouco estranha no corpo ou no rosto, procure um dermatologista o quanto antes.

proteção contra raios solares

Cuide da Sua Pele Com Todo o Carinho Que Ela Merece!

Viu como cada uma dessas dicas é relativamente simples, mas pode fazer toda a diferença na hora de tratar da sua pele e evitar qualquer tipo de problema com ela?

Os raios solares fazem bem à saúde, já que ajudam na sintetização da vitamina D, substância que pode prevenir vários tipos de câncer e ajudar no tratamento de doenças autoimunes, mas ter moderação é muito importante.

Por isso, siga cada uma dessas dicas de proteção contra raios solares junto com toda a sua rotina de cuidados para a pele, como aquele creme antissinais para rugas maravilhoso e uma alimentação balanceada. Assim, você só tem a ganhar!