Agosto 13, 2018 |

Prevenir olheiras: 07 dicas indispensáveis para se livrar delas!


Prevenir olheiras: 07 dicas indispensáveis para se livrar delas!

As olheiras podem ser sinais de cansaço, condição genética ou somente um descuidado com a rotina. Mas, para tudo tem solução!

“Nossa, você está cansada!”. “Não conseguiu dormir bem à noite?” “Aconteceu alguma coisa com o seu olho?”. Essas são algumas das frases que nos fazem querer descobrir como prevenir olheiras de uma vez por todas.

Elas geralmente dão as caras quando estamos mais cansadas, estressadas e não conseguimos dormir bem e nem mesmo a maquiagem dá jeito de escondê-las completamente.

Com algumas dicas simples, nós poderemos evitar que as olheiras apareçam e até mesmo tratar as que já ocuparam - temporariamente - um pedacinho do nosso rosto.

O Que São Olheiras?

Cientificamente chamada de hiperpigmentação periorbital ou hiperpigmentação suborbital e orbital, as olheiras são aquelas manchas mais escuras do que a pele que aparecem embaixo dos olhos.

Elas podem aparecer por uma pigmentação acentuada nessa região ou uma concentração fora do normal de vasos sanguíneos, que podem estar irritados e ficar com uma cor mais escura.

Falta de sono e cansaço demasiado são algumas das causas comuns para as olheiras aparecerem, mas alguns dos fatores podem fugir do nosso controle, como alergias, hereditariedade ou a TPM.

dicas para prevenir olheiras

Como Prevenir Olheiras?

1 - Dormir Bem

Não é por acaso que quando dormimos melhor, as olheiras quase não aparecem ou ficam bem fraquinhas. Por isso, a primeira dica para prevenir olheiras é fazer todo o possível para ter uma boa noite de sono.

É um pouco difícil fazer isso com tanta correria do dia a dia, já que quase nunca sobra tempo, mas mesmo assim, nada tira o poder de uma noite de sono bem dormida, que também faz muito bem para o humor e a vitalidade no dia seguinte.

Além disso, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Columbia e publicado pela revista PLOS Biology, dormir traz um efeito antioxidante para o corpo, que por sua vez ajuda a combater os radicais livres e o envelhecimento precoce.

Se encontrarmos algumas olheiras ao olhar no espelho, a primeira providência é tentar dormir mais um pouquinho, mesmo que seja no fim de semana ou no dia de folga, para recarregar as baterias e fazer essas manchinhas sumirem.

2 - Usar Filtro Solar

Quem diria que um dos melhores amigos da nossa pele também pode ajudar a prevenir olheiras? Pois é, aplicar filtro solar na região abaixo dos olhos ameniza a aparição das olheiras.

Em estações e dias de calor, os raios solares são mais fortes, o que consequentemente faz com que nossa pele possa ficar queimada. Como a pele debaixo dos olhos é fina, ela é mais frágil e pode escurecer facilmente.

Por isso, as olheiras podem se intensificar quando o sol está forte. Para evitar que isso aconteça e ter uma pele saudável, use um bom protetor solar para o rosto todos os dias.

3 - Beber Água

Sabe aquele conselho que quase todo médico diz, que é importante tomar bastante água? Então, essa pode ser uma arma poderosa para prevenir olheiras e, de quebra, garantir uma bela melhora na nossa saúde.

Ao tomar pouca água, nosso organismo começa a reter os líquidos que já estão no corpo. As bolsas dos olhos são alguns dos lugares preferidos para essa retenção de líquidos, mas que deixam o rosto com um aspecto de cansado e envelhecido.

Por isso, tome bastante água. O ideal é pelo menos dois litros por dia, mas se você conseguir tomar mais que isso, melhor ainda: o organismo agradece e a pele também, já que ela ficará naturalmente hidratada.

4 - Ter uma Alimentação Equilibrada

Ainda na série “conselhos do nosso médico”, ter uma alimentação equilibrada não ajuda apenas a evitar os pneuzinhos e manter bons níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos no organismo, mas também auxilia a prevenir olheiras.

Porém, não existe uma dieta perfeita para evitar as olheiras, já que o que vale mesmo é evitar os excessos de todo tipo, do sal ao álcool, e consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais, para que o corpo tenha tudo o que precisa para funcionar bem.

Por isso, comer frutas, verduras e legumes, evitar alimentos muito doces e gordurosos e não consumir álcool além da conta ajuda a manter toda a pele mais bela e, consequentemente, mandar as olheiras para escanteio.

Como Tratar as Olheiras?

Se não der mais tempo para prevenir olheiras e elas já estiverem no rosto, não tem problema, já que ainda dá para corrigir e fazer elas desaparecerem de vez.

5 - Usar Bons Cremes

Nós somos fascinadas em saber como rejuvenescer a pele ao redor dos olhos, e cremes hidratantes de boa qualidade estão entre os produtos mais importantes para isso.

Cremes potentes para hidratação, produção de colágeno e com ativos firmadores ajudam a manter a pele maravilhosa, tanto na beleza quanto na saúde, já que ela ficará mais resistente e nutrida.

Uma boa pedida são os cremes antissinais, que evitam o aparecimento de rugas na região dos olhos. Seus ativos também ajudarão a amenizar muito os efeitos das olheiras no rosto.

creme para prevenir olheiras

6 - Fazer Procedimentos Estéticos

Existem procedimentos que podem ajudar a eliminar as olheiras e garantir aquela pele bem uniforme e sedosa debaixo dos olhos, assim como vemos nas propagandas de produtos de beleza.

Peeling químico, preenchimento com ácido hialurônico, drenagem linfática e laser de luz pulsada estão entre os que podem trazer os melhores resultados, tudo isso de forma não invasiva, ou seja, sem precisar de uma cirurgia propriamente dita.

7 - Optar Pela Cirurgia Plástica

Existem alguns mitos sobre creme para a área dos olhos, e um dos maiores é acreditar que as olheiras podem ser tratadas só com cremes específicos. Há muitos outros fatores envolvidos em seu aparecimento.

Quem deseja se livrar delas de uma vez por todas e ter resultados mais rápidos pode optar pela blefaroplastia, que é o nome técnico para a cirurgia que remove as bolsas abaixo dos olhos.

Feita com anestesia local, ela dura uns 40 minutos e proporciona um visual bem mais bonito. Para potencializar seus resultados, é importante usar cremes clareadores, que deixarão a área dos olhos ainda mais linda.

Mande as Olheiras Para Bem Longe!

Oportunidades não faltam para que as olheiras não façam mais parte do nosso visual, o que seria maravilhoso para nos sentirmos belas, confiantes e com a autoestima bem alta.

Prevenir olheiras é uma consequência de dormir bem, tomar bastante água, maneirar na alimentação e usar um bom creme antissinais