Julho 12, 2018 |

Pele seca: Confira as melhores dicas para se cuidar no inverno!


Pele seca: Confira as melhores dicas para se cuidar no inverno!

A pele costuma ficar mais seca no inverno, o que faz com que você tenha que tomar alguns cuidados especiais

A estação mais fria do ano divide opiniões: enquanto alguns amam, outros não vêem a hora para que a época de calor chegue de novo. Seja qual for a sua opinião, a pele seca é uma realidade no inverno.

Assim que ele dá seus primeiros sinais, os lábios começam a ficar rachados e a pele fica mais áspera e ressecada, além da intensificação dos sintomas de dermatite seborreica, caso você apresente alguns deles.

Ainda bem que existem alguns cuidados simples que podem te ajudar nesse caso. Acredite: os resultados na sua pele serão maravilhosos e você conseguirá driblar todos esses males tranquilamente!

Como Cuidar da Pele Seca no Frio?

Com essas dicas, você terá sua maravilhosa pele de pêssego até mesmo com um frio de rachar!

Não Demore Muito no Banho

Essa dica é um pouco difícil para o inverno, já que o frio faz com que a gente demore pra entrar no banho e depois demore para sair, já que lá está bem quentinho, mas isso não é bom para a sua pele.

Na verdade, ficar muito tempo no banho não é bom em nenhuma estação, tanto para a conta de luz quanto para a sua pele, mas no inverno isso é um pouco pior, já que a oleosidade natural do seu corpo vai embora quando você faz isso.

Como a pele seca é praticamente um sinônimo do inverno, então eliminar a oleosidade não é nada bom. Por isso, os banhos devem ser relativamente rápidos, para que sua pele não sinta muito esses efeitos.

Outra sugestão, ainda para o banho, é não usar a bucha para banho no inverno, que elimina ainda mais a oleosidade, e escolher sabonetes ricos em hidratante, para equilibrar a hidratação da sua pele.

pele seca dicas de cuidados

Use os Cremes Certos Para Cada Região

Existem diferentes cremes para cada parte do corpo, e isso tem uma razão. A pele do colo não é a mesma do cotovelo e nem a dos joelhos, já que cada uma tem as suas características.

As dobras do corpo, como joelhos e cotovelos, costumam ter uma pele mais grossa. Por isso, o ideal é usar um creme mais concentrado, para que sua ação seja eficiente contra a pele seca do frio.

Já a pele do colo, das costas e da barriga é mais fina, então um creme hidratante para o corpo já dá conta dessas regiões tranquilamente. Dessa forma, a pele ficará ainda mais uniforme e saudável.

Hidratantes Faciais São Obrigatórios Para o Rosto

Assim como cada parte do corpo tem um tipo de creme, o rosto e as suas regiões também, o que deve ser respeitado, ainda mais durante o inverno, para que sua aparência fique ainda mais linda.

Se você se pergunta por que o hidratante facial é importante, saiba que o rosto é uma das áreas mais expostas aos raios solares e à ação do tempo, o que consequentemente faz com que ela sofra um pouco mais.

Por isso, você deve utilizar um creme específico para o rosto, outro para a região dos olhos e um hidratante labial, para que cada região seja devidamente cuidada e você não sofra com a pele seca do rosto no frio.

Confira mais - Hidratante facial: porque é importante você ter um!

Mantenha uma Alimentação Saudável

Essa é mais uma das dicas que se aplica durante o ano inteiro, mas as peculiaridades do inverno fazem com que ela seja ainda mais importante.

Existem vários alimentos para hidratar a pele, como abacate, peixes, azeite extra-virgem, folhas verdes, frutas e ovos, além, é claro, de tomar muita água, que é ideal para a hidratação do rosto.

O inverno é conhecido também por nos fazer ter vontade de comer mais doces e alimentos gordurosos, mas isso precisa ser equilibrado se você não quer ter uma pele seca - ou mesmo demasiadamente oleosa, que pode ser reflexo da gordura dos alimentos.

Hidrate-se Após o Banho

Os banhos quentes fazem com que os poros da nossa pele se abram. Esse é o momento ideal para aplicar uma boa camada de creme hidratante, já que sua absorção será muito melhor do que em outros momentos do dia.

Ao fazer isso, você se previne da pele seca, já que terá uma pele bem preparada para resistir o clima frio e também o ressecamento. Porém, se você quiser passar creme em outro horário do dia ou da noite, pode fazer isso sem medo

Evite o Ressecamento dos Lábios

Não é bacana sentir o ressecamento da pele, mas um dos locais em que isso mais incomoda é nos lábios, ainda mais quando vamos falar ou comer, que a pele se estica e pode até ficar machucada.

Para evitar sofrer com a pele seca dos lábios, use e abuse dos umectantes e hidratantes labiais para que eles fiquem protegidos. Você também pode usar um batom com hidratante, que, de quebra, ajuda naquela make maravilhosa.

Ah, mais uma coisa que nós às vezes fazemos sem querer, mas que faz muito mal: lamber os lábios para tentar hidratar. Na hora pode até melhorar, mas depois a pele vai ficar ainda mais seca, então controle os seus instintos.

pele seca dicas

Cuide-se e Mantenha a Beleza da Pele no Inverno!

Nós sempre procuramos por dicas para evitar o envelhecimento facial, mas às vezes deixamos passar batido o fato de que o inverno pode ser bem cruel com a nossa pele e, por isso, precisamos fazer a nossa parte.

Como você viu, não tem nada de muito complicado e que fuja demais da sua rotina, é só adequar algumas coisas enquanto o frio bate à porta. Depois, você pode retomar a sua rotina de cuidados com a pele.

Além dessas dicas, não é demais falar que é importante se agasalhar bem, evitar tomar friagem e seguir aquelas dicas que eram ditas pelas nossas avós, mas que realmente podem ajudar.

Por isso, durante o inverno, além de manter os seus cuidados de beleza, como o uso de filtro solar, cremes hidratantes e aquele maravilhoso creme antissinais para rugas, evite deixar a pele seca e aproveite ainda mais esses dias de frio!