Agosto 06, 2018 |

Pele Oleosa: Veja os Cuidados Que Você Precisa Ter!


Pele Oleosa: Veja os Cuidados Que Você Precisa Ter!

Quando a produção de sebum é excessiva, a pele pode apresentar oleosidade demais. Cuidados simples podem fazer total diferença

Se você tem uma pele oleosa, já deve ter ouvido várias dicas, de deixar de usar hidratante até lavar o rosto muitas vezes por dia, mas você tem certeza de que elas funcionam?

Algumas sugestões são dadas até por bem, mas nem sempre funcionam. É importante entender por que a pele fica oleosa, o que isso quer dizer e, então, escolher os melhores cuidados para ter uma pele incrível.

Ficou na dúvida sobre a veracidade das dicas que você conhece? Então dá só uma olhada no nosso guia de cuidados para pele com oleosidade e saiba o que fazer para garantir a saúde e a beleza da sua cútis!

Por Que Minha Pele é Oleosa?

Peles oleosas são aquelas em que a produção de sebum é maior do que se considera normal, mas antes de mais nada, você precisa entender os motivos que fazem com que a sua pele fique assim.

Nosso corpo produz um óleo, chamado de sebum, para manter a pele suave e macia. Porém, quando a produção é excessiva, ela pode apresentar oleosidade demais, que por sua vez pode evoluir para um quadro de acne.

Basicamente, a oleosidade da pele tem dois motivos principais: os hormônios e a genética.

Na puberdade e em outras fases da vida, as variações hormonais podem aumentar os níveis dos hormônios masculinos, que também existem em menor concentração nas mulheres. Sua função é sinalizar a maturação das glândulas sebáceas da pele.

Com isso, a tendência é ter oleosidade na pele, já que mais sebum será veiculado através dos poros. Se ele se combinar com células mortas e bactérias, podem aparecer espinhas, cravos e manchas no rosto.

A genética também tem um papel importante na pele oleosa, já que boa parte dos pacientes com acne apresentam reações às variações hormonais de acordo com suas características genéticas e hereditárias.

Agora que já sabemos os motivos que levam a pele a ficar oleosa, chegou a hora de descobrir os melhores cuidados para evitar que isso aconteça!

pele oleosa dicas

Principais Cuidados Para Pele Oleosa

Ao seguir uma rotina bacana de cuidados com a sua pele, as chances de a oleosidade diminuir são muito grandes!

Use um Bom Limpador Facial Duas Vezes Por Dia

Existem muitas opções de limpadores faciais no mercado. Eles não são necessariamente sabonetes líquidos, já que não costumam conter sabão, mas sim produtos desenvolvidos para deixar sua pele bem limpinha e mais seca.

Lavar seu rosto de manhã e à noite com um desses produtos já ajudará a reduzir os efeitos da pele oleosa, já que o sebum em excesso será removido dos poros.

Tome muito cuidado para não usar um sabonete hidratante, já que isso pode fazer com que a pele fique mais oleosa ainda.

Aplique Tônico Facial Para Fortalecer os Poros e Minimizar a Oleosidade

O tônico facial merece um lugar na sua rotina de produtos para o rosto, já que ele pode ajudar a deixar a pele mais seca, além de ter vários outros benefícios.

O ideal é escolher um produto adstringente, que tem álcool em sua composição (pode ficar tranquila, álcool no tônico facial pode), ou um tônico refrescante, que geralmente tem cafeína ou chá verde na fórmula.

A melhor região para aplicá-lo é na chamada “zona T”, que envolve a testa e o nariz, onde a pele oleosa costuma se manifestar mais. Aplique suavemente com bolas de algodão e, depois de secar, use um hidratante sem óleo para evitar que ela resseque.

Leve Lenços Removedores de Oleosidade na Bolsa

Um dos melhores cuidados com a pele do rosto quando ela apresenta oleosidade é usar lenços que removem a oleosidade. Eles são ótimos!

São muitas as vantagens: eles cabem em praticamente qualquer lugar, podem ser usados em menos de um minuto e são baratinhos.

Não se esqueça de que a aplicação deve ser bem suave. Você só precisa encostar o lenço e pressionar levemente para que a pele oleosa fique mais seca instantaneamente.

Quer Mais Intensidade? Aposte nas Máscaras de Limpeza

Os limpadores faciais ajudam a combater a oleosidade, mas sua ação não é tão profunda. Para ter efeitos mais intensos, uma boa pedida é usar máscaras de limpeza facial.

Seu poder limpador é ainda maior, já que elas removem impurezas e ajudam a remover o sebum dos poros. Porém, elas devem ser usadas com cuidado para que a pele não fique seca demais.

Primeiro, use seu limpador facial para deixar o rosto limpo. Depois, aplique a máscara suavemente e deixe-a agir por até 15 minutos. Depois, remova-a com água e uma toalha bem macia.

Esse ritual de limpeza profunda deve ser feito uma vez por semana ou antes de eventos importantes. Assim, a pele oleosa ficará bem mais seca e saudável.

Prefira Cosméticos Sem Óleo

Nós sabemos porque o hidratante facial é importante, já que ele atua na proteção contra a sujeira e os fatores do ambiente externo e também evita o envelhecimento precoce, mas quem tem pele oleosa não deve escolher qualquer hidratante.

Para não deixar de aproveitar seus benefícios e também não aumentar a oleosidade da pele, use cremes hidratantes que não tenham óleo. Há cada vez mais opções no mercado que possuem essa característica.

Inclusive, todos os outros cosméticos que você precisar usar no rosto devem ser, de preferência, sem óleo, desde o protetor solar até a base.

pele oleosa

Faça Algumas Mudanças na Rotina

Além dos produtos propriamente ditos, a rotina que temos no dia a dia também pode fazer com que o corpo produza mais ou menos oleosidade facial. Boas sugestões para diminuir esse efeito são as seguintes:

  • Tenha uma alimentação saudável, com alimentos ricos em antioxidantes (azeite de oliva, frutas cítricas, linhaça, mamão e suco de uva integral) e Ômega-3 (atum, salmão, sardinha e sementes de chia e linhaça).
  • Faça exercícios físicos constantemente, que podem ajudar o organismo a diminuir a produção de óleo e, de quebra, ajudam na sua saúde.
  • Tome bastante água para manter a pele hidratada, firme e saudável.
  • Tente manter a calma. Os níveis de stress estão diretamente ligados com a presença da pele oleosa.

Reduza a Oleosidade da Sua Pele!

Ter uma pele mais oleosa não quer dizer que você é menos saudável, longe disso. Inclusive, ela é mais resistente contra raios solares, envelhecimento precoce e inflamações e é naturalmente mais hidratada.

Porém, pele com excesso de sebum também pode incomodar, então o ideal é ter uma pele normal, nem muito oleosa e nem muito seca.

Com as nossas dicas, você poderá encontrar esse equilíbrio e fazer com que a pele oleosa não seja mais um problema. Ah, aproveite para conhecer o creme antissinais da Lumière D'or e acrescente-o em sua rotina de beleza!