Julho 16, 2018 |

Pretende Parar de Fumar? Como o Cigarro Influencia no Envelhecimento da Pele!


Pretende Parar de Fumar? Como o Cigarro Influencia no Envelhecimento da Pele!

O tabagismo pode influenciar na aparência e na saúde da sua pele e acarretar em um envelhecimento precoce

Fumar é um hábito comum, adotado por muitas pessoas ao redor de todo o mundo. Um assunto muito falado a esse respeito é o envelhecimento da pele, que aumenta muito o interesse em parar de fumar.

Antigamente, havia um certo mito sobre a real influencia que o cigarro exerce na qualidade da pele, mas hoje em dia esses prejuízos são comprovados através de testes e experiências, que se mostram verdadeiras para a maioria dos fumantes.

Por isso, é muito importante entender com maior riqueza de detalhes sobre o envelhecimento da pele que pode ser causado pelo consumo de cigarros, o que eliminará todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Parar de Fumar Pode Ajudar a Ter Uma Pele Mais Bonita?

Nossa procura pelos hábitos e alimentos para prevenção de rugas é constante, já que desejamos ter uma pele de pêssego, macia, hidratada e saudável, pelo máximo de tempo possível.

Ao pesquisar sobre isso, o tabagismo sempre costuma estar nas listas como um dos vilões da pele, já que é composto por uma série de substâncias que se diz serem prejudiciais, e isso realmente é verdade.

Até um tempo atrás, não acreditava-se que o cigarro fosse um fator principal para que as rugas aparecessem, principalmente na região do rosto, mas muita gente quer parar de fumar hoje em dia porque essa crença mudou.

parar de fumar

Hoje, ele é considerado como um fator muito importante para o aparecimento de rugas profundas, já que suas substâncias podem prejudicar a sintetização de colágeno, que por sua vez deixa a pele menos elástica e hidratada.

Esse efeito se mostrou ainda mais intenso nas mulheres, já que o fluxo de estrogênio também é alterado, que por sua vez colabora para a sintetização de elastina e colágeno, que mantêm a pele mais bela e saudável.

Tais danos foram comprovados. No ano de 2004, a Universidade de Nagoya realizou um experimento em que uma solução com os componentes do cigarro foi colocada em contato com fibroblastos, responsáveis por fabricar o colágeno.

Então, depois de apenas 24 horas, os cientistas perceberam que havia uma concentração maior do que o normal de uma substância que destrói as fibras que sustentam a pele, fenômeno ocorrido justamente pelas substâncias do cigarro.

Portanto, a constatação de que parar de fumar pode prejudicar a pele é cientificamente comprovada e o consumo de cigarros pode fazer com que ela sofria de envelhecimento precoce.

Existem Outros Danos à Pele Causados Pelo Consumo de Cigarros?

Sim. Além dos danos às moléculas de colágeno, a pele também pode sofrer de outras maneiras devido ao tabagismo.

A nicotina, uma das principais substâncias dos cigarros, bloqueia a possibilidade que a elastina, proteína elástica e repleta de fibras, faça ligações cruzadas com a pele, o que consequentemente faz com que ela perca um pouco dessas características.

Os níveis de vitamina A no corpo também são reduzidos por quem não toma a atitude de parar de fumar, o que resulta em uma menor proteção contra os radicais livres, que atuam no envelhecimento cutâneo, além da redução de sua lubrificação.

A espessura dos vasos sanguíneos também é menor nas pessoas que fumam, o que impede que o sangue flua com a mesma velocidade e intensidade. As células passam a receber menos oxigenação e a pele também sente esses efeitos.

Outro fato que muitas pessoas não sabem é que fumar um cigarro faz com que a oxigenação da pele fique reduzida por aproximadamente uma hora. Logo, quanto mais cigarros forem consumidos ao longo do dia, mais tempo a pele passará assim.

Tocoferol, retinol e betacaroteno, substâncias que ajudam a eliminar os radicais livres do corpo, passam a estar presentes em uma menor concentração no organismo de quem fuma, o que também pode acarretar no envelhecimento precoce da pele.

É Possível Melhorar o Aspecto da Pele Sem Deixar de Fumar?

Nós já sabemos como identificar o envelhecimento precoce e os possíveis tratamentos, já que olhamos e sentimos nossa pele todos os dias e somos capazes de notar qualquer alteração, mesmo que seja pequena.

O cigarro pode prejudicar a saúde e a aparência da pele, e parar de fumar seria a solução mais eficiente para retardar esse envelhecimento até o ponto em que ele seria inevitável. Porém, essa é uma decisão complicada de se tomar.

Nem todos desejam abrir mão do consumo de cigarros, já que o organismo se acostuma com as substâncias ingeridas e passa a sentir falta delas, ainda mais quando esse já é um hábito antigo.

Até mesmo as pessoas que querem parar de fumar também encontram certas dificuldades para superar essa abstinência, além do fato que a melhora das condições da pele não será algo imediato, mas sim gradual.

É possível prever a aparição de rugas em pessoas que fumam, já que o consumo dos cigarros é um dos principais fatores para isso, mas seus efeitos podem variar de acordo com cada um.

Pode ser que uma pessoa que fume sofra de envelhecimento precoce mais jovem do que alguém que tomou a decisão de parar de fumar há algum tempo, já que cada organismo se comporta de uma maneira diferente.

Logo, uma das melhores dicas para evitar o envelhecimento facial é abandonar o ato de fumar, o que foi cientificamente comprovado, mas pode ser que sua pele não sinta tanto os efeitos do consumo dos cigarros.

mulher sorrindo parar de fumar

Cuide da Sua Pele

Tomar a decisão de parar de fumar será benéfico para a saúde e a jovialidade da sua pele, não por suposição, mas por comprovações científicas, já que o envelhecimento facial demorará mais para aparecer.

Além disso, também é fundamental tomar os outros cuidados para evitar que a pele envelheça antes do tempo, como usar protetor solar todos os dias (mesmo que esteja frio), manter a hidratação da pele e ter alimentação e rotina saudáveis.

Depois de aprender mais sobre o assunto, você poderá ter mais um incentivo para parar de fumar e sentir isso na pele - literalmente. Então, é só manter os cuidados rotineiros da pele, usar um belo creme antissinais e se sentir ainda mais linda!