Junho 25, 2018 |

Óleo de macadâmia: conheça seus benefícios para a pele e o cabelo!


Óleo de macadâmia: conheça seus benefícios para a pele e o cabelo!

Fruto é rico em nutrientes e consegue deixar a pessoa mais saudável e com aspecto jovial

Produtos industrializados e sintetizados podem até serem bons, mas só a natureza consegue trazer soluções saudáveis e eficientes para o nosso dia a dia. É o caso, por exemplo, do óleo de macadâmia quando o assunto é tratamento para beleza.

Esse pequeno fruto tem grandes propriedades e consegue fazer o que muitos itens desenvolvidos artificialmente tentam, mas não conseguem: hidratar, fortalecer e rejuvenescer tanto a pele quanto o cabelo das pessoas.

Mas qual o segredo dele e quais benefícios que realmente trazem para o corpo humano? Apesar de todas as vantagens, ainda há aqueles que costumam ficar receosos com produtos naturais e não acreditam na eficácia quando utilizado como cremes ou óleos.

Por conta disso, confira um pouco mais sobre a macadâmia, suas origens, propriedades e o que ela pode melhorar no corpo humano. Lembre-se, porém, de sempre consultar um especialista para realmente obter os efeitos desejados.

Você sabe o que é macadâmia?

É uma semente, com um formato muito parecido à amêndoa e que consiste no fruto da árvore de mesmo nome. Ela foi descoberta no início do século 20 na Austrália e integra a mesma família das nozes e castanhas.

A macadâmia revelou-se uma excelente fonte de nutrientes e item fundamental para uma dieta equilibrada. É altamente calórica, mas sua gordura é monoinsaturada, que reduz o nível do colesterol ruim (LDL), além de ser fonte de importantes sais minerais.

óleo de macadâmia

Por conta desse alto valor nutritivo, o ingrediente também passou a ser base para diversos cosméticos para o tratamento da pele e do cabelo. O óleo extraído deste fruto é um dos principais produtos de beleza atualmente.

Conheça os benefícios do óleo de macadâmia

Extraído das nozes, ele deve ser utilizado puro de primeira prensada, ou seja, sem a adição de outros ingredientes. Sua textura é leve, com uma cor amarelada. Confira os principais benefícios para a pele e o cabelo.

  • Combate o envelhecimento precoce

  • O óleo de macadâmia é rico em ácido graxo palmitoléico e antioxidante squaleno, duas substâncias primordiais retardar o aparecimento de marcas do tempo, como rugas, e para manter a saúde da pele em dia.

    O palmitoléico, por exemplo, desacelera o processo de envelhecimento natural da cútis. O esqualeno, por sua vez, é ainda mais raro e seu consumo inibe os radicais livres que causam manchas e linhas de expressão, e protege o colágeno presentes no tecido.

  • Proteção ao couro cabeludo

  • Poluição, tratamento estético inadequado e raios ultravioleta são apenas algumas das agressões que nosso couro cabeludo sofre todos os dias. Isso reflete, por exemplo, no chamado frizz e no aparecimento de pontas duplas no cabelo.

    A gordura monoinsaturada presente nesta matéria-prima é uma das principais inibidoras desses problemas. Ela tem alto poder de absorção e, rapidamente, consegue penetrar nos poros capilares e reforçar a camada de proteção aos fios.

  • Hidratação e proteção da pele

  • É recomendável hidratar a pele diariamente e, se possível, utilizar cremes que tenham essa fruta como composto principal. O ideal é utilizá-los sozinhos à noite ou com o apoio do protetor solar durante o dia.

    A presença dos ácidos graxos e da gordura monoinsaturada mantém o aspecto jovial da nossa pele, deixando o tecido hidratado em grande parte do dia e protegido contra fatores externos que aceleram o envelhecimento

  • Volume e elasticidade nos cabelos

  • Considerados gorduras boas, os Ômegas 3 e 6 são dois dos principais nutrientes da macadâmia. Entre suas características estão o alto poder hidratante, estimulando o crescimento dos fios e reforçando a elasticidade do cabelo.

    Por conta disso, é indicado para pessoas que desejam melhorar o volume de seu cabelo, deixando-o mais saudável, macio e sedoso. Até porque este óleo tem rápida absorção e, portanto, não deixa o aspecto oleoso que incomoda a maioria das pessoas.

    Não deixe de ver - Como podemos prever a aparição de rugas?

  • Potencial anti-inflamatório

  • A presença dos Ômegas 3 e 6 também possuem características anti-inflamatórias, fazendo com que o reparo do tecido seja feito rapidamente. Isso faz com que cicatrizes sejam curadas em pouco tempo e diminuem a vermelhidão de queimaduras pequenas.

    Além disso, esse benefício faz com que o produto seja indicado para homens e mulheres que raspam a pele na depilação ou no barbear. Ele alivia a irritação da pele ao mesmo tempo que a hidrata, deixando-a mais saudável.

  • Prevenção contra a queda de cabelos

  • Um dos usos mais indicados do óleo de macadâmia é justamente o combate à queda de cabelos. O ideal é utilizar o produto diretamente na cabeça, massageando o couro cabeludo para facilitar a absorção dos nutrientes.

    Isso porque a presença de ácidos graxos faz com que esse ingrediente hidrate e garanta a elasticidade necessária aos fios, evitando que fatores externos como a poluição possam desgastar o cabelo e facilitar a queda dele.

    Confira também - Hidratante facial: porque é importante você ter um!

    óleo de macadâmia para os cabelos

    Use sem medo

    Por ser um produto natural, a macadâmia e seus óleos não agridem a pele e o cabelo das pessoas e, por ser riquíssimo em nutrientes, ainda traz diversos benefícios – diferentemente de produtos industrializados, que precisam ser usados com moderação.

    Cada vez mais os cosméticos percebem as vantagens de utilizarem recursos da natureza para desenvolver produtos melhores e mais eficientes. Coco, Açaí e Acerola são outros exemplos de como é possível levar uma vida saudável até no tratamento para a beleza!

    Aproveite para conhecer os melhores cremes antissinais e os cremes rejuvenescedores da Lumière D'or.