Novembro 22, 2018 |

Aprenda o que você pode usar para fazer máscaras faciais


Aprenda o que você pode usar para fazer máscaras faciais

Um tratamento facial eficaz precisa ser feito de acordo com as características de cada tipo de pele, seja oleosa, seca ou normal.

A nossa pele é o maior órgão do corpo, tem a função de regular a temperatura corporal, proteger as estruturas internas e ainda proporcionar sensações, como o toque da pressão.

Com isso, ter uma pele lisa e brilhante se torna um grande sinal de saúde. Infelizmente, existem vários fatores que afetam negativamente a aparência e também o funcionamento da epiderme.

Por exemplo, a exposição excessiva à radiação solar, abuso de substâncias químicas (maquiagem, por exemplo), alcoolismo, tabagismo e uma dieta desequilibrada e nada saudável.

A boa notícia é que com as máscaras faciais, você pode evitar o envelhecimento precoce, rugas, manchas e manter toda a beleza e saúde da sua pele! É possível produzir bons produtos caseiros e naturais que revitalizam e hidratam seu rosto.

Leia mais - Como evitar as rugas no colo e qual o tratamento mais adequado?

Conheça os benefícios da máscara facial e porque você deve incluir na sua rotina de beleza

As máscaras feitas em casa facilitam a vida de quem gosta de cuidar da pele e da beleza, pois promovem inúmeros benefícios para a sua saúde, como hidratação e frescor, sem contar que são mais baratas do que as industriais.

Além disso, conseguem controlar a oleosidade excessiva da pele, pelos ativos que regulam a produção de sebo e ainda a desobstruir os poros. Alguns alimentos podem ter efeitos cosméticos, como abacate, pepino, mel e coco verde.

Mas tome cuidado! Mesmo sendo um método barato e mais fácil, a aplicação de máscara facial caseira exige algumas precauções. Higienize os pincéis que usar para aplicar a mistura, lavando-os com água e sabonete.

Não passe nada sem orientação médica, caso seu rosto estiver ferido ou inflamado. Produtos muito nutritivos podem piorar uma pele com acne, assim como sedativos podem irritar uma pele do tipo seca.

máscaras faciais

Veja os mais famosos tipos de máscaras faciais caseiras  e para o que servem

Não há nada mais refrescante e gostoso para o rosto do que uma máscara facial natural, em que hidrata, remove as células mortas e reafirma as linhas de expressão. Entretanto, existem vários tipos e cada uma tem uma finalidade própria.

Confira alguns exemplos:

  1. Máscara com efeito tensor: se aplica com a pele úmida e, quando secar, causa uma tensão que favorece a circulação sanguínea e a nutrição celular.
  2. Máscara com efeito reafirmante: aplica-se úmida e, ao secar, promove uma tensão que  reafirma todos os tecidos.
  3. Máscara esfoliante: elimina células mortas dos rosto  e secreções da pele.
  4. Máscara hidratante: impede a evaporação da água superficial da pele, cria uma barreira protetora e favorece o desaparecimento de rugas . Sem contar que, reafirma as linhas de expressão facial.
  5. Máscara estimulante: incentiva os vasos capilares e superficiais, e assim favorece a nutrição dos tecidos.
  6. Máscara para clareamento: absorve todo o excesso de melanina, e com isso elimina as manchas e sardas.
  7. Máscara renovadora: retira as células mortas da camada superficial da epiderme. Também ativa e acelera a renovação celular.

A reação de cada tipo de máscara depende das características de pele em específico, podendo ser seca, oleosa ou mista. Portanto, a eficácia do tratamento depende dessas singularidades.

Não deixe de conferir - Dicas de beleza: quais os hábitos mais comuns que prejudicam a pele.

4 receitas fáceis e práticas de máscara facial para você fazer em casa

Aprenda algumas receitas bem práticas e super rápidas para você fazer uma máscara facial caseira. Até porque, com a rotina pesada do dia a dia, fica difícil arrumar tempo e dinheiro para investir em salão de beleza ou clínicas de estética.

Lembre-se de limpar a região do rosto antes de aplicar qualquer produto, pois assim os nutrientes utilizados penetram com mais facilidade na epiderme, conseguindo um resultado melhor posteriormente.

  1. Para acalmar a pele:
  • 1 colher (sopa) de aveia.
  • 3 colheres (sopa) de chá de camomila frio.
  • 1 colher (sopa) de argila (vendida em farmácias de manipulação e também em homeopatia).

Misture os ingredientes acima em um potinho e aplique o ‘creme’ no rosto fazendo movimentos circulares, depois espere secar por volta de 10 a 15 minutos. Por último, retire suavemente o produto da face com água corrente.

  1. Para absorver a oleosidade da pele:
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho.
  • Água suficiente para criar uma pasta.

Depois de mesclar os ingredientes até se tornar um tipo de pasta, passe no rosto através de movimentos suaves e circulares. Aguarde 10 a 15 minutos, até que a mistura seque. Retire com calma e água corrente, para não irritar a pele.

  1.  Para fechar os poros:
  • 1 xícara de aveia.
  • 1 colher (sopa) de iogurte desnatado.
  • ½ pepino sem casca.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique em todo o rosto, cuidado com as partes sensíveis, como olho. Deixe por 15 minutos e depois retire o produto com água corrente, até sair completamente.

  1. Efeito Cinderela e esfoliação:
  • 1 clara de ovo.
  • 2 colheres (sopa) de fubá.

Coloque os ingredientes em um recipiente e misture bem, em seguida, aplique no rosto e deixe até endurecer. Para retirar o produto, molhe o rosto e faça movimentos circulares para esfoliar a pele.

máscaras faciais

Saiba mais sobre cuidados de beleza - Onde encontrar colágeno: veja uma lista de alimentos para repor essa proteína.

Alinhe os cuidados da sua pele com os produtos da Lumière d’OR

Para complementar o seu tratamento de beleza, há hábitos que você pode colocar na sua rotina que deixam a sua pele ainda melhor. O uso do sabonete certo para retirar as impurezas da pele, por exemplo.

Caso haja uma preocupação com o aparecimento de linhas de expressão e envelhecimento precoce, os produtos da Lumière d’OR são uma ótima opção para aplicar após a máscara facial.

As fórmulas dos produtos cremes antissinais são feitas através da combinação de ingredientes que buscam manter uma pele mais saudável e jovem. São indicados para hidratação, prevenção de rugas profundas em partes na testa e ao redor dos olhos.

creme antissinais