Setembro 20, 2018 |

Aprenda a importância da limpeza facial e não perca mais tempo!


Aprenda a importância da limpeza facial e não perca mais tempo!

Entenda como a limpeza do seu rosto é fundamental para todos os demais cuidados com a pele!

Ao pesquisar sobre os cuidados com a pele, uma das dicas que mais aparecem é a limpeza facial, merecidamente, já que ela pode ser considerada como o primeiro passo para tratar da sua cútis.

Não deve haver muitas dúvidas em relação a isso, mas quando paramos para analisar essa prática com cuidado, sua importância se torna ainda mais ressaltada - e a ausência de sua realização, por consequência, também pode ser prejudicial.

Vamos aprender melhor qual é a finalidade da limpeza da face, quando ela deve ser feita, qual é o produto ideal para a sua pele e várias outras informações importantes sobre o assunto.

Quão importante é a limpeza facial?

Ela é simplesmente fundamental para manter o rosto bonito, hidratado e saudável. Não é à toa que a limpeza da face é uma constante nas listas de cuidados com a pele do rosto.

Para entender mais claramente como ela é importante, nós devemos conhecer o que faz com que a pele absorva impurezas e como a limpeza desempenha um papel fundamental.

A partir do momento que nós saímos do banho, a pele do rosto já começa a absorver impurezas, em um processo que é inevitável, mas quando estamos dentro de casa, isso acontece de uma maneira mais suave.

Porém, assim que saímos para trabalhar, estudar ou fazer qualquer outra coisa, o contato com as impurezas se torna mais intenso. Maquiagem, células mortas, óleo, sujeira e demais poluentes ficam impregnados em nossa cútis.

limpeza facial

Com isso, os poros começam a ficar obstruídos, o que impede a liberação da quantidade ideal de oleosidade natural. Com isso, as chances da aparição de doenças de pele, como a acne, por exemplo, se tornam bem maiores.

Para conseguir se livrar das substâncias e impurezas, a limpeza se faz necessária para que a pele volte ao seu estado original. Aí, nós chegamos ao próximo ponto: os produtos utilizados para a limpeza.

Qual é o melhor limpador facial?

Resumidamente, os produtos desenvolvidos especialmente para a região do rosto e que combinem com o seu tipo de pele. Porém, é preciso entender o assunto mais a fundo.

É comum pensar que o sabonete que usamos para lavar o corpo durante o banho também possa ser usado para a região do rosto, mas esse é um erro que pode prejudicar a limpeza facial e até mesmo a saúde da pele.

Os sabonetes comuns até removem as impurezas e o óleo, mas eles também levam uma substância essencial para a nossa cútis: o sebum, que é a oleosidade natural que a pele precisa para estar hidratada e elástica.

A diferença de um produto específico é o fato de ser mais suave, já que remove o que precisa, mas ainda mantém a oleosidade natural do rosto.

Há várias diferenças entre os limpadores faciais, que vão desde a marca até a fragrância, mas existe uma que deve ser considerada com mais cuidado: o tipo de pele para a qual aquele produto é desenvolvido.

Assim como acontece com a maioria dos produtos para o rosto, eles se dividem entre pele seca, normal, oleosa, mista e sensível, e a escolha deve ser feita exatamente de acordo com as características da sua cútis.

Os produtos para limpeza desenvolvidos para peles secas costumam trazer propriedades hidratantes, ao passo que os de pele oleosa geralmente são oferecidos na forma de gel, de modo a não criar ainda mais oleosidade.

Por isso, quando for adquirir um limpador facial, se assegure que ele é compatível com o seu tipo de pele. Assim, a limpeza removerá apenas aquilo que não é necessário, sem prejudicar os níveis de oleosidade.

Quando a pele deve ser limpa?

Via de regra, duas vezes por dia: ao acordar e antes de dormir. Porém, isso pode variar muito de acordo com cada pessoa, e o ideal é identificar como a sua pele se comporta.

Pessoas que têm a pele seca podem sentir a necessidade da limpeza apenas uma vez por dia, antes de dormir, ao passo que as de pele oleosa geralmente precisam repetir a dose ao acordar, mas tudo depende de como a sua pele se comporta.

Ao limpar o rosto, tome cuidado para não atingir a região dos olhos, que pode ficar irritada pelo fato de a pele ser mais fina do que no restante da face, além da possibilidade da espuma entrar nos olhos, o que causa uma sensação desagradável.

É importante ressaltar que não é recomendável abusar das limpezas. Ao exceder a frequência de duas vezes por dia, pode-se eliminar muita oleosidade, o que deixa a pele mais seca e frágil.

Os lenços de limpeza da face são uma boa alternativa, já que removem apenas a oleosidade em excesso sem a aplicação de nenhum produto ou substância química. Por isso, eles podem ser utilizados sem problemas ao longo do dia.

Existe alguma técnica mais intensa de limpeza da pele do rosto?

Sim, as máscaras faciais. Porém, por serem mais fortes do que o limpador facial, elas devem ser feitas, no máximo, duas vezes por semana, embora uma vez já seja um bom número.

Seu uso é bem simples: basta escolher um limpador facial para remover as impurezas superficiais, aplicar a máscara facial e deixar de 5 a 15 minutos, de acordo com as orientações do fabricante do produto.

Este produto de limpeza facial também pode ser encontrado em diferentes versões. Sempre escolha a que se adapta ao seu rosto, pois assim você tende a ter melhores resultados.

A esfoliação de pele tem como objetivo principal remover as células mortas da epiderme, embora também ajude na limpeza da face. A frequência de aplicação é similar à das máscaras, a menos que as instruções do produto indiquem o contrário.

limpeza facial

 

Cuide da limpeza facial e tenha uma pele mais bela e saudável!

Se você quer que os cuidados com a pele sejam eficientes, então é essencial começar com a limpeza do rosto, que é um procedimento simples, mas que faz toda a diferença para o visual e a saúde da sua cútis.

Por isso, se a limpeza facial já faz parte da sua rotina, continue assim, e se ainda não tem esse hábito, comece hoje mesmo. Assim, tudo o que for aplicado, desde um hidratante até um creme antissinais, tende a trazer melhores resultados!

creme antissinais