Abril 24, 2018 |

Hidratante facial: Porque é Importante Você Ter Um!


Hidratante facial: Porque é Importante Você Ter Um!

Não é à toa que o hidratante é o produto mais famoso nos cuidados com o rosto! Conheça os benefícios de utilizá-lo todos os dias 

Se existe um tipo de produto famoso na rotina de cuidados com o rosto, certamente é o hidratante facial. Porém, mesmo com toda a sua fama, nem todo mundo sabe como aplicá-lo corretamente – e muitas pessoas ainda têm certa preguiça de utilizá-lo!

Caso você se identifique com uma dessas situações, saiba que o uso contínuo de um hidratante específico para a sua pele traz muitos benefícios não apenas para a aparência, mas também para a saúde da cútis do seu rosto.

Por isso, hoje nós vamos conversar sobre a importância de você ter um hidratante para chamar de seu!

Por que precisamos hidratar a pele?

Você já sabe que a água é essencial para que nosso organismo realize todas as suas funções, certo? Isso não é diferente com a pele, que também necessita da água para manter suas propriedades.

Porém, a pele é justamente a barreira que nosso corpo possui para proteger e isolar os outros órgãos do ambiente externo, o que significa que ela está exposta a todo tipo de agressão que o meio pode causar.  

mulher passando hidrante facial

Entre essas agressões, existem fatores como o vento, o frio e a baixa umidade relativa do ar, que podem comprometer a integridade da nossa pele, fazendo com que ela perca moléculas de água e fique ressecada.

Com isso, a pele fica mais sujeita a apresentar uma descamação ou irritação, deixando-a inclusive mais vulnerável à entrada de microrganismos que podem causar uma infecção.

Isso sem falar que uma pele ressecada fica mais propensa ao envelhecimento precoce, pois há uma tendência maior ao surgimento de rugas e marcas de expressão.

E isso tudo é ainda pior quando pensamos no nosso rosto, pois essa parte do corpo está sempre exposta, já que não a cobrimos com roupas quentinhas. Para piorar, a pele do rosto é mais sensível às agressões externas.

Dessa maneira, é essencial utilizar um hidratante facial para formar uma camada protetora em volta da pele, impedindo a perda de água para o ambiente – além de oferecer outros benefícios dependendo do tipo do produto.

Como utilizar o hidratante facial

Passar um hidratante uma vez por semana e se esquecer dele no armário do banheiro não vai adiantar muita coisa. Para que o produto ofereça seus benefícios à sua pele, é necessário seguir uma rotina de aplicações.

Em geral, recomenda-se utilizar o hidratante facial a partir dos 20 anos, mas essa necessidade pode surgir antes dependendo do tipo de pele e de alguma condição, como a psoríase. Nesse caso, sempre deverá haver orientação do dermatologista.

O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia, de preferência depois do banho ou da limpeza do rosto, pois os poros estarão mais abertos e a absorção será melhor. Os movimentos devem ser de dentro para fora no rosto, e de cima para baixo no pescoço.

Para a manhã, o ideal é utilizar o hidratante que já tenha FPS de pelo menos 30, assim ele protege a pele contra os efeitos nocivos do sol. Caso você use o protetor à parte, ele deve ser aplicado depois do hidratante – e a maquiagem virá depois do filtro solar.

O hidratante ideal para cada tipo de pele

Mesmo quem tem a pele normal precisa ter uma rotina de hidratação para evitar a perda de umidade. Para essas pessoas, os produtos podem ser à base de água e com textura leve e podem conter ativos como vitaminas A, C e E.

Porém, a hidratação é ainda mais importante para quem tem a pele seca, que já tem uma predisposição a perder água para o ambiente. Para essas pessoas, o ideal é utilizar cremes com óleo de amêndoas, ureia e aloe vera e que tenham uma textura mais consistente.

Isso, porém, não significa que quem tem a pele oleosa possa dispensar o hidratante facial. A diferença é que os produtos devem ser em gel oil free para não aumentar ainda mais a oleosidade, o que poderia piorar quadros de acne.

Também existem produtos específicos para quem tem a pele mista (com maior oleosidade na testa, nariz e queixo). Sempre se certifique de que eles sejam livres de óleo e textura em gel ou gel-creme.

É importante lembrar que não devemos passar um hidratante corporal na pele do rosto, pois esses produtos nem sempre são apropriado para essa região e podem causar alergia, irritação ou acne.

hidratante facial

Outros cuidados com a pele

Além dos cuidados com a hidratação, manter a pele saudável depende de mais alguns hábitos que você deve incorporar à sua rotina:

  • Utilize protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados. Ele deve ser aplicado depois do hidratante facial pela manhã e reaplicado na hora do almoço. Ao ar livre, reaplique a cada duas horas ou depois de mergulhar;
  • Se você optar por utilizar um hidratante facial com proteção solar, verifique que o FPS seja de pelo menos 30. Caso contrário, ele pode não ser suficiente para a sua pele;
  • Sempre remova a maquiagem antes de dormir utilizando um produto específico ou sabonete apropriado para a sua pele. Em médio prazo, resquícios de maquiagem podem causar irritações e contribuir para o surgimento das rugas;
  • Consuma pelo menos dois litros de água por dia e invista em alimentos que ajudam a hidratar a pele, como abacaxi, melancia, mamão, pepino, agrião, cenoura e abóbora;
  • Não se esqueça de proteger os lábios com um protetor labial, especialmente durante os meses mais frios do ano;
  • Modere o consumo de bebidas alcoólicas e fique longe do cigarro, pois essas substâncias desidratam a pele e favorecem o envelhecimento precoce – além de trazer diversos malefícios à saúde.

Ao utilizar o hidratante facial ideal para você e seguir essas dicas simples, sua pele ficará mais bonita, viçosa e com um brilho saudável. Aproveite e não deixe de conferir os produtos da Lumière D'or!