Maio 24, 2018 |

Ginástica para o rosto e pescoço: aprenda 07 exercícios para evitar as marcas do tempo


Ginástica para o rosto e pescoço: aprenda 07 exercícios para evitar as marcas do tempo

Exercícios faciais ativam a musculação, tornando a pele mais firme, lisa e hidratada para você se sentir linda

Rejuvenescer a pele do rosto e disfarçar as marcas do tempo é uma forma de sentir-se linda e de elevar a autoestima. Para isso, você não precisa gastar muito nem perder muito tempo: basta cultivar o hábito de fazer ginástica facial.

Nessa prática, você exercitará os músculos faciais – que, assim como todos os músculos do corpo, precisam ser trabalhados – fazendo algumas “caretas” e obterá como efeito a prevenção e redução da flacidez e das rugas causadas pelo envelhecimento e pelos movimentos decorrentes das expressões faciais.

metade do rosto e pescoço de uma mulher exercícios faciais

Fazer a ginástica facial vai trabalhar a sua circulação sanguínea, que melhora a oxigenação, a vitalidade e a produção de colágeno, e também a tonificação dos músculos, fazendo com que eles fiquem em forma e conservem a sua firmeza e elasticidade para uma pele mais jovem.

A ginástica facial atua sobre linhas dos olhos, sobrancelhas, lábios, contorno do rosto e pescoço. É como se você fizesse um lifting natural, o que ajuda a evitar procedimentos mais invasivos, como botox e preenchimentos.

Que tal iniciar a sua prática com os exercícios a seguir?

A recomendação é de fazê-los ao menos uma vez por dia, na frente do espelho para um melhor controle e com a pele bem hidratada para evitar rachar durante os movimentos. Não há restrição de idade nem contraindicações.

Para a testa

Com os olhos fechados e a boca semiaberta, levante as sobrancelhas o máximo que puder e segure a posição por 10 segundos. Retorne à posição inicial lentamente. Repita 10 vezes.

Esse exercício vai suavizar as rugas e marcas de expressão na região da testa.

Para as sobrancelhas

Coloque as duas mãos na testa, uma de cada lado, na posição horizontal. Vá abrindo os dedos aos poucos em direção às sobrancelhas e ao couro cabeludo. Relaxe por alguns segundos e repita o exercício 10 vezes.

O movimento vai suavizar as sobrancelhas e eliminar linhas de expressão horizontais na testa. 

Para a boca

Inicie o movimento com o rosto relaxado. Na sequência, faça o movimento de “O”, com s lábios escondendo os dentes. Depois, sorria amplamente, também escondendo os dentes. Relaxe novamente e repita por cinco vezes.

Esse exercício é ideal para suavizar a flacidez facial e as linhas ao redor da boca, principalmente aquelas que surgem quando você sorri.

Para os olhos I

Feche os olhos, apertando-os o máximo que puder. Mantenha essa posição por 10 segundos e relaxe. Realize o movimento 10 vezes.

O exercício deixará a pele firme nessa região, que tende a formar o famoso pé de galinha no canto exterior dos olhos.

Para os olhos II

Posicione os dedos médios entre uma sobrancelha e outra e os indicadores nas extremidades externas dos olhos, fazendo um “V”. Olhe para cima e levante as pálpebras, exercendo uma leve pressão, e retorne. Faça o movimento 10 vezes.

O movimento irá combater, além de pés de galinha, olheiras, inchaço e bolsões abaixo dos olhos. Não deixe de ver: Dicas para evitar o envelhecimento facial.

mulher sorrindo exercícios faciais

Para as bochechas

Faça um biquinho com os lábios e aplique o máximo de pressão nas bochechas. Permaneça nessa posição por 10 segundo e, para desfazer, relaxe a região devagar dando um beijo barulhento no ar. Repita 10 vezes.

O movimento evita que as bochechas fiquem caídas, com o aspecto de “bochechas de buldogue”.

Para o pescoço

Estique o pescoço, olhando para cima. Posicione a ponta da língua na parte mais alta do céu da boca e pressione o máximo que conseguir e segure a posição por 10 segundos. Relaxe vagarosamente e repita 10 vezes.

Dessa forma, você fortalecerá os músculos do pescoço, evitando o surgimento da papada com o avanço da idade.

Lembre-se que, para complementar os efeitos da ginástica facial e ficar linda, você deve usar filtro solar diariamente, realizar a limpeza adequada da pele e aplicar os produtos rejuvenescedores indicados pelo seu dermatologista.