Abril 18, 2018 |

Flacidez Facial: Quando Ela Vai Começar a Te Incomodar


Flacidez Facial: Quando Ela Vai Começar a Te Incomodar

A flacidez no rosto é uma das maiores preocupações do avanço da idade, mas muitas mulheres não sabem exatamente quando isso será um problema

O envelhecimento é inevitável. Com o passar do tempo, as características da nossa pele começam a mudar e o espelho já dá alguns sinais que não apareciam alguns anos atrás.

Entre os problemas que mais preocupam as mulheres, a flacidez na região do rosto se destaca, já que todo mundo quer ter um rosto com aspecto bem jovem e saudável.

Porém, muitas de nós não sabem exatamente quando essa flacidez aparecerá e, por isso, nem sempre tomamos todos os cuidados necessários. Quando formos parar para prestar atenção, já pode ser tarde demais.

Por isso, é bem importante entender o que é flacidez facial, o que a causa e quando ela começa a aparecer, para que possamos nos prevenir desse tão temido problema.

Mesmo se você já estiver com a pele do rosto um pouco mais flácida, não tem com o que se preocupar, já que é possível recuperar sua jovialidade com o uso dos cosméticos certos e a adoção de costumes saudáveis.

mulher com a mão no rosto

O Que é a Flacidez Facial?

Quando nós somos jovens, a pele do rosto é super elástica: parece que ela está sempre esticada, sem nenhuma ruga ou marca de expressão. Fala a verdade: seria tudo se ela pudesse ficar assim para sempre.

Acontece que não é bem assim que as coisas funcionam: conforme a idade cobra a sua conta, a pele começa a ficar com rugas e linhas de expressão, além de parecer estar um pouquinho mais solta, e é justamente isso a flacidez facial.

Basicamente, uma pele flácida é o oposto de uma pele firme e tonificada, assim como se pode diferenciar o corpo de uma pessoa que malha constantemente e o de uma que não faz nenhum tipo de exercício.

Porém, a pele flácida não acontece como uma mera coincidência do destino ou por acaso, sem nada que a explique: ela é o resultado de um processo do próprio organismo.

O Que Causa a Flacidez no Rosto?

Todas nós já ouvimos falar no colágeno, que é uma substância presente no tecido conjuntivo que deixa a pele mais firme. Sua função é muito importante na nossa pele: ele sustenta as células e as mantém bem firmes.

O colágeno é produzido pelo nosso organismo e esse processo acontece a todo o vapor até os 25 anos. Quando passamos dessa idade, então a produção do colágeno começa a diminuir gradativamente, e a flacidez facial é um dos efeitos.

Por mais esforços que nós façamos, não há como interromper completamente esse processo, que é natural do corpo humano, mas dá, sim, para atrasá-lo um pouquinho e deixar a pele com uma aparência melhor.

A pele de todo o corpo sofre com isso, como é possível ver nas mãos, nos pés, nos cotovelos e, principalmente, na face, que está sempre à mostra e, por isso, é uma grande preocupação de todas as mulheres.

Mesmo que os níveis de colágeno comecem a diminuir por volta dos 25 anos, isso não quer dizer que nossa pele já apresentará sinais muito intensos nessa idade, já que a concentração de colágeno na pele ainda será bem alta.

Com o passar do tempo, esses efeitos já começam a se intensificar: pequenas linhas de expressão já podem começar a aparecer depois de uns 5 anos. É por isso que se diz que é preciso começar a prevenir as rugas aos 30 anos.

Mesmo com essa idade, elas ainda não são muito intensas, mas quando as 40 primaveras se aproximam, então as rugas já podem estar um pouco mais marcadas no rosto, já que o nível de colágeno terá diminuído bastante.

Mas fique calma: ainda que o organismo comece a diminuir a produção dessa substância, é possível recorrer a alguns procedimentos e técnicas para tentar disfarçar os efeitos da flacidez facial e manter nossa pele incrível por mais tempo. 

mulher com as mãos no rosto

Como Evitar a Flacidez no Rosto?

Existem ótimas dicas para evitar o envelhecimento facial, que devem ser adotadas o quanto antes para retardar ao máximo o efeito das rugas e manter a pele mais firme.

Algumas das principais dicas são:

  • Usar protetor solar: seja aos 15, aos 30, aos 45 ou aos 60, usar protetor solar é muito importante para evitar que a radiação ultravioleta ocasione no envelhecimento precoce da pele.
  • Beber bastante água: quem quer manter a pele hidratada não deve se lembrar apenas dos cremes, mas sim da água, que é fundamental para que o organismo funcione adequadamente e que a pele fique bonita e saudável.
  • Esfolie o rosto periodicamente: as células da pele morrem e são regeneradas com o passar do tempo, e isso também acontece no rosto. As esfoliações ajudam a remover essa pele morta, de modo que ela fique mais bonita e que os cosméticos possam penetrar em camadas mais profundas, para que seus resultados sejam maximizados.
  • Mantenha uma alimentação saudável: você já deve ter ouvido dizer que nós somos o que comemos, e isso é verdade. Quem tem uma alimentação mais equilbrada tem um organismo mais saudável, que por sua vez funciona melhor e produz todos os nutrientes e substâncias de que nós precisamos.

  • Existe Algo a Mais Que Possa Ser Feito?

    Todas essas dicas são fundamentais para evitar a flacidez no rosto, já que podem melhorar sua aparência no médio ou longo prazo. Porém, nós sempre estamos em busca de soluções mais imediatas e que tragam resultados rápidos.

    Para se aproveitar desse boom que surgiu quando o assunto do colágeno passou a estampar a capa das revistas e dos sites de beleza, surgiram muitos produtos no mercado, desde alimentos até cosméticos, que afirmam ter colágeno.

    Porém, muito mais benéfico do que tomar colágeno é enviar para o organismo substâncias que possam estimular sua produção naturalmente, cujos efeitos são muito mais eficientes.

    Algumas dessas substâncias são o ácido hialurônico, o óleo de rosa canina, o nano gold (micropartículas de ouro) e o complexo de peptídeos. Logo, usar um creme antissinais para rugas que tenha todas essas substâncias é a melhor opção.

    Ao utilizar um creme com tais características, em conjunto com todas as dicas que foram dadas para evitar a flacidez facial, este problema nos será muito menos incômodo, não importa se nós estivermos na faixa dos 30 ou dos 60 anos!