Junho 14, 2018 |

Como evitar e eliminar a flacidez do pescoço!


Como evitar e eliminar a flacidez do pescoço!

A pele da região do pescoço é uma das primeiras a apresentar marcas de envelhecimento. Veja dicas de como se proteger e retardar esse processo

Os primeiros sinais aparentes de envelhecimento costumam aparecer no rosto. Os inevitáveis cabelos brancos, as marcas em volta dos olhos e a flacidez do pescoço, com pele sobressalente. São marcas que mostram que o tempo realmente está passando.

O envelhecimento é inevitável, mas maus hábitos como vida sedentária e o descuido com o corpo aceleram esse processo. Assim, uma pessoa de 25 anos pode aparentar 35, ou então uma de 40 anos ser confundida com 60.

Entretanto, há também o efeito contrário: produtos, tratamentos e atividades que retardam a ação do tempo e garantem uma pele saudável, lisa e firme, ficando livre de rugas, linhas de expressão e da moleza característica.

Confira algumas dicas que ajudam a evitar e eliminar esses problemas em seu dia a dia e garanta uma aparência jovial e cheia de saúde por muito mais tempo:

Faça exercícios regulares nos músculos faciais e cervicais

Costumamos ir à academia justamente para fortalecer os músculos dos membros superiores e inferiores, costas, abdômen e peitoral e evitar a flacidez deles. Essa é a mesma lógica que devemos adotar com o pescoço e o rosto.

Evidentemente, não se trata de forçar essa região com uma sobrecarga, mas sim alongar os músculos com frequência e mantê-los enrijecidos.

Uma boa atividade, por exemplo, é segurar a testa com a mão e forçar a cabeça para a frente, exercitando vários músculos.

Veja também - Ginástica para o rosto e pescoço: aprenda 07 exercícios!

flacidez no pescoço dicas

Utilize cremes e hidratantes para a flacidez do pescoço

Um método altamente recomendado para manter a região do pescoço bem hidratada é a utilização diária de cremes.

Mesmo pessoas com pele oleosa devem utilizar esses produtos para manter a região firme e com elasticidade.

Esses itens são considerados repositores de colágeno, substância essencial para a firmeza da pele, mas também possui outros elementos importantes, como o ácido hialurônico. Na dúvida sobre qual tipo de hidratante usar, consulte um dermatologista.

Tenha bons hábitos alimentares

Não é segredo para ninguém que uma dieta equilibrada e saudável traz inúmeros benefícios para a saúde da nossa pele. Ela fica forte, mantém a elasticidade por um período maior de tempo e está protegida contra o envelhecimento precoce e a flacidez do pescoço.

Dessa forma, evite frituras e doces em excesso, pois a gordura e o açúcar atrapalham o metabolismo e retardam a renovação das células. Em compensação, prefira alimentos como frutas, verduras, carnes e ovos.

Confira mais - Hábitos e alimentos mais comuns que causam rugas.

Evite a exposição prolongada ao sol

Os raios ultravioletas do sol são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e contribuem para a formação de rugas e manchas porque provocam a quebra das fibras de colágeno necessárias para a firmeza da pele.

Diante disso, durante o dia utilize bastante o protetor solar na região do pescoço e até mesmo evite se expor ao sol muito forte. Outra dica é utilizar chapéus com aba larga e até sombrinhas dependendo da intensidade da luz solar.

Controle as vitaminas e proteínas

Além de manter uma dieta adequada às necessidades do organismo, talvez seja importante consultar um médico para conferir o consumo ideal e, se for o caso, garantir a suplementação de algumas substâncias importantes para a pele, como a Vitamina C e o Colágeno.

A Vitamina C, por exemplo, protege as células da pele contra a oxidação causada pelos radicais livres e retarda o envelhecimento.

O colágeno, por sua vez, é parte integrante das proteínas e garante a sustentação das células em nosso tecido.

Não caia no “efeito sanfona”

É um problema comum para grande parte das pessoas. O “efeito sanfona” consiste no ganho e, posteriormente, na perda repentina de peso corporal. É um dos principais motivos que explicam a flacidez do pescoço.

O aumento rápido no peso naturalmente estica a nossa pele. Contudo, quando a pessoa emagrece rapidamente, ela não conseguirá voltar à medida original de forma rápida e acaba ficando mole. Portanto, mantenha seu peso ideal ou emagreça de forma devagar e controlada.  

Entenda mais - Rugas na testa? Veja como amenizar a ação do tempo.

Beba bastante líquidos

A boa e velha recomendação de ingerir líquidos com frequência também é válida para este ponto. Esta medida evita a desidratação do nosso corpo e, assim, mantém a pele saudável, forte, elástica e livre de rugas e manchas.

Portanto, sempre que possível consuma entre 1,5 e 2 litros por dia. Dê preferência, principalmente à água em seu estado puro, mas você também pode beber chás sem cafeína e sucos naturais.

copo de água dicas para evitar flacidez no pescoço

Recorra a tratamentos estéticos

Por fim, uma forma de reduzir e eliminar a pele flácida em volta do pescoço é recorrer a tratamentos estéticos como fototerapia e laserterapia, que estimulam a produção de colágeno e garantem a elasticidade necessária à região.  

Também existe a opção do peeling e a toxina botulínica (conhecida como botox) para diminuir as rugas.

Em último caso, a pessoa também pode optar pela cirurgia plástica, alternativa mais drástica e recomendada apenas com anuência de um médico.

É possível envelhecer com rosto jovem

Ninguém consegue vencer a batalha contra o tempo, mas isso não significa que não devemos nos cuidar e garantir que o processo de envelhecimento seja saudável e, principalmente, mantenha nosso corpo com um aspecto jovial.

Hábitos como alimentação, atividade física e protetor solar no sol são importantes, mas é essencial complementar esses cuidados com creme antissinais e hidratantes específico para o pescoço. Assim, você evita que sua pele fique mole antes da hora.