Setembro 17, 2018 |

Quais os benefícios do extrato de aloe vera para a pele?


Quais os benefícios do extrato de aloe vera para a pele?

Entenda o que essa substância natural pode fazer por você!

Há vários ingredientes e substâncias naturais que fazem muito bem para a nossa saúde e beleza. O extrato de aloe vera é um deles, com benefícios para a pele simplesmente fascinantes.

Não é à toa que os egípcios antigos utilizavam essa planta há mais de 5.000 anos, e ainda mais, davam um nome bastante especial e sugestivo para ela: a planta da imortalidade.

O que é o extrato de aloe vera?

O extrato da aloe vera é o líquido extraído do interior de suas folhas, cujas propriedades medicinais são conhecidas há milhares de anos e aproveitadas até os dias de hoje, seja em sua forma natural ou em cremes e loções cosméticas.

extrato de aloe vera

Antes de conhecer melhor os benefícios do extrato, é importante saber o que é a aloe vera em si. Essa espécie de planta suculenta do gênero aloe é uma folha persistente, que se mantém verde durante o ano inteiro.

Originária da Arábia, ela pode crescer em climas tropicais por todo o mundo. Cultivada para fins de agricultura e por seu uso medicinal e decorativo, ela também é chamada de babosa, aloe-indiano, aloe-real ou aloe-de-queimadura.

Quais são os benefícios do extrato de aloe vera?

É surpreendente a quantidade de aplicações e benefícios que um produto natural pode apresentar em sua pele. Depois de conhecê-los, você terá o desejo de que o extrato de babosa faça parte dos seus produtos para pele no cuidado diário!

Tratamento de queimaduras

É bem provável que você já tenha ouvido sua tia, mãe, avó ou uma pessoa mais velha dizer que a babosa ajuda a tratar queimaduras, e elas estão totalmente certas.

Um estudo publicado na Pharmacognosy Magazine, no ano de 2014, mostrou que o extrato de aloe vera tem efeitos anti-inflamatórios quando a pele é exposta a algum irritante líquido. Seus efeitos também são tradicionalmente conhecidos para tratar queimaduras de sol.

Além disso, ela ajuda na reconstrução da camada epitelial da pele, responsável por cobrir o corpo. Suas qualidades nutricionais e propriedades antioxidantes fazem com que a cútis se cure mais rapidamente.

Rica em nutrientes e vitaminas

Há mais de 75 nutrientes como vitaminas, minerais, enzimas, açúcares, esteróis, aminoácidos, ácido salicílico, saponina e antraquinona ou compostos fenólicos.

Ação hidratante

Nós sabemos porque o hidratante facial é importante, assim como o corporal, já que ajuda a manter os níveis de hidratação e oleosidade da pele equilibrados, o que a deixa mais saudável, e o extrato de aloe vera também tem essa capacidade.

O mais interessante é que a babosa hidrata sem deixar um aspecto engordurado, o que se mostra como a alternativa ideal para os cuidados com a pele oleosa, embora possa ser usado também por pessoas com outros tipos de pele.

Para mulheres que usam maquiagens à base de minerais, a aplicação do extrato de babosa antes de se maquiar ajuda a evitar o ressecamento da pele. Já os homens podem aplicar o extrato depois de se maquiar, já que ela ajuda a curar pequenos cortes.

Tratamento da acne

Há dois hormônios no extrato: auxina e giberelina. Ambos possuem propriedades anti-inflamatórias e curativas que amenizam os processos de inflamação na pele.

A giberelina age como um hormônio de crescimento, que estimula o crescimento de novas células, além de permitir que a pele seja curada rápida e naturalmente e com cicatrizes mínimas.

A coceira e as inflamações trazidas pela acne também são combatidas pela aloe vera, o que resulta em um tratamento mais rápido.

Combate o envelhecimento

Nossa procura por dicas para evitar o envelhecimento facial é constante.

A babosa é riquíssima em antioxidantes, como betacaroteno e vitaminas C e E, que ajudam a manter a firmeza natural da pele e seus níveis de hidratação mais controlados.

Redução da visibilidade de estrias

A pele apresenta ótimas capacidades elásticas, que a permitem expandir e contrair de acordo com as necessidades do corpo. Porém, quando o processo é muito intenso, como acontece na gravidez, ganho ou perda de peso repentinos, elas podem ser prejudicadas.

O resultado é o aparecimento de estrias, mas o extrato de aloe vera também pode ajudar nesse caso. Ele ajuda a curar as regiões onde as estrias aparecem, de modo que seu aspecto seja bastante suavizado.

Como aplicar o extrato de babosa na pele?

Basicamente, isso pode ser feito através da aplicação da substância in natura, extraída diretamente das folhas, ou com cremes e loções que contenham esse extrato. Você pode escolher aquela que julgar mais prática ou viável.

A primeira alternativa é mais recomendada para quem tenha fácil acesso à babosa, como pessoas com essas plantas em casa, que conheçam alguém que a tenha ou mesmo saiba onde encontrá-las.

Para sentir os benefícios, também podem ser usados produtos que o tragam em sua composição. Por ser um ingrediente muito poderoso, ele geralmente aparece em destaque nas embalagens dos produtos.

extrato de aloe vera

Da mesma forma que os antigos egípcios já usavam essa planta incrível em seu dia a dia, inclusive tendo a apelidado de planta da imortalidade, você também pode passar a utilizá-la e sentir tudo o que ela pode trazer de bom para sua pele.

Você sabe escolher o creme anti-idade mais adequado? Pode ser que tivesse dúvidas em relação a isso e não soubesse exatamente quais devem ser os ingredientes contidos nesse produto, mas agora já sabe que a aloe vera é muito importante em sua composição.

Por isso, comece a utilizar o extrato de aloe vera o quanto antes na sua pele, seja em loções, hidratantes, creme antissinais ou mesmo in natura. Usado há mais de 5 milênios, sua eficácia já está mais do que comprovada, tanto prática quanto cientificamente!

creme antissinais