Setembro 10, 2018 |

Como funciona a esfoliação de pele? É eficiente?


Como funciona a esfoliação de pele? É eficiente?

Mesmo a esfoliação sendo um dos procedimentos mais conhecidos, ainda sobram dúvidas sobre sua eficácia e modo de usar

Quando se fala sobre cuidados estéticos, nós lembramos de várias técnicas e procedimentos, e um dos mais conhecidos é a esfoliação da pele, que pode ser realizada com o uso de produtos e técnicas específicos, mas você sabe exatamente qual é a sua função?

Chegou a hora de esclarecer o assunto! Nós trouxemos fatos e dicas para te ajudar a compreender esse cuidado com a pele a fundo e saber como usufruir dele da melhor maneira possível.

A esfoliação da pele funciona? Como isso acontece?

Sim, ela funciona. Esse é um processo que tem como finalidade remover as células mortas da pele. Assim, sua renovação passa a acontecer com cada vez mais frequência, o que resulta em uma melhor aparência e saúde da cútis.

Estudos mostram que as células da pele levam de 40 a 60 dias para que sejam completamente regeneradas em adultos mais velhos, enquanto o processo pode levar até 28 dias em pessoas jovens e aproximadamente 14 dias em bebês.

Ao comparar a pele de um bebê com a de um adulto, é fácil perceber as diferenças, porque a renovação da pele dos pequenos acontece naturalmente e com intervalo de poucos dias, mas conforme ficamos mais velhos, esse processo natural é desacelerado.

As células da pele tendem a se renovar constantemente, mas para poder perceber, é preciso remover as células antigas, e essa é a finalidade da esfoliação da pele.

esfoliação de pele

Os principais benefícios da esfoliação são os seguintes:

  • Amenização de manchas de envelhecimento, graças à remoção das células mortas da pele que contêm essa pigmentação;
  • Desobstrução dos poros, o que permite que a pele libere a quantidade adequada de seus óleos naturais;
  • Redução do tamanho dos poros e das lesões superficiais;
  • Minimização das rugas e linhas de expressão, graças à maior reflexão da luz causada pela nova camada da pele;
  • Absorção intensificada de hidratantes, antioxidantes, cremes anti-idade e demais produtos para a pele graças à eliminação da camada superficial das células mortas. Além disso, a esfoliação também melhora os efeitos de tratamentos para acne e espinhas, entre outros.

Veja também - Produtos para a pele: aprenda a identificar o seu tipo de rosto!

Quais são os tipos de esfoliação da pele?

As esfoliações se dividem entre físicas e químicas. Cada uma traz suas próprias peculiaridades, que as tornam mais ou menos aplicáveis para cada caso. Suas principais características são as seguintes:

Esfoliação física

Esse é tipo mais comum de esfoliação, feito com o uso de cremes, cosméticos e produtos naturais que contam com partículas sólidas, responsáveis por eliminar as células mortas da pele através do atrito.

Esse tipo de esfoliação da pele tem um funcionamento mais mecânico, ou seja, depende da fricção e da intensidade na aplicação dos produtos para que apresente os resultados esperados.

Esfoliação química

A finalidade dessa esfoliação é a mesma, mas a forma de aplicação é diferente, já que ela consiste do uso de cremes especiais, principalmente os que contêm substâncias ácidas, capazes de eliminar as células mortas.

Os produtos mais comuns são os que contam com alfa-hidroxi-ácidos, como os ácidos lático e glicólico, e os beta-hidroxi-ácidos, como o ácido salicílico. Uma técnica que utiliza a esfoliação química é o peeling, que deve ser feito por profissionais.

Com esse tipo de esfoliação da pele, o atrito não se faz necessário, já que as propriedades ácidas do produto eliminam a “cola” que mantém as células antigas presas na superfície da pele, sem a necessidade do atrito que aparece na esfoliação física.

Dicas sobre esfoliação

A eficiência dessa técnica é muito grande, desde que ela seja realizada adequadamente. As seguintes dicas podem ajudar muito na hora de fazer uma boa esfoliação da pele:

Cuidado com a frequência das esfoliações

Com tantos benefícios, pode parecer que a esfoliação deve ser feita todos os dias, mas não é bem assim. Esfoliar a pele em excesso pode deixá-la irritada, o que será mais prejudicial do que benéfico

A recomendação é de que a esfoliação física seja feita, no máximo, uma vez por semana em pessoas de pele seca e normal e duas vezes por semana em peles oleosas.

Quanto aos cremes para esfoliação química que podem ser usados em casa, tudo depende da intensidade do produto. O ideal é seguir as orientações que aparecem na embalagem. Já o peeling e demais técnicas de esfoliação devem seguir as orientações dos profissionais.

Visite um dermatologista

O dermatologista pode te ajudar muito a entender sobre a esfoliação da pele que melhor se aplica às características da sua cútis. Por isso, a recomendação é fazer uma visita ao profissional para receber as orientações necessárias.

Com isso, além de saber como identificar o envelhecimento precoce e quais os possíveis tratamentos, ele te orientará sobre os melhores esfoliantes físicos e químicos para o seu rosto, inclusive com fórmulas manipuladas, se for o caso.

Fique atento à sua pele

Ainda que seja uma das melhores dicas para evitar o envelhecimento facial, pode ser que sua pele se comporte de uma maneira um pouco diferente ao fazer as esfoliações.

Você pode perceber, por exemplo, que a pele tende a ficar menos oleosa em épocas secas. Com isso, a esfoliação da pele pode ser mais espaçada, já que ela não apresentará tanta oleosidade.

Se for algo mais sério, como uma irritação ou lesão, então o ideal é fazer uma visita ao dermatologista, pois pele pode ter apresentado algum tipo de alergia ou incompatibilidade com o produto utilizado.

esfoliação de pele

Tenha uma pele mais saudável com as esfoliações!

Esfoliar a pele é ótimo para mantê-la mais hidratada, rejuvenescida, brilhante, macia e sedosa, além de a prática ser tão benéfica quanto agradável, o que faz os esfoliantes merecerem um lugar na sua rotina de produtos para o rosto e o corpo a partir de hoje.

Por isso, se quiser ter a melhor pele possível, além do protetor solar, hidratante, produtos com antioxidante e creme antissinais, invista em bons produtos para a esfoliação da pele e comprove sua eficácia!

creme antissinais