Setembro 13, 2018 |

Dicas de saúde e beleza: o clima mais frio e a poluição influenciam?


Dicas de saúde e beleza: o clima mais frio e a poluição influenciam?

O frio deixa a pele mais frágil para a ação da poluição, principalmente o ozônio, que danifica a camada de gordura do rosto e favorece o envelhecimento

As dicas de beleza e saúde não se restringem apenas aos produtos que estão em alta. Dois fatores se destacam em nosso cotidiano: o clima frio e a poluição do ar. Suas consequências podem apresentar diferenças nítidas e sensíveis em nossa pele.

Como o clima frio e a poluição se relacionam com a pele?

Os dois agentes trabalham em conjunto e são prejudiciais para a pele. Por isso, é vital tomar todos os cuidados para amenizar o efeito dessa dupla e manter a pele cuidada, hidratada e saudável.

De acordo com uma pesquisa recente no British Journal of Dermatology, fatores climáticos têm o potencial de influenciar a saúde da pele, principalmente quanto à sua textura e aos níveis de hidratação.

Quando o clima está frio, a umidade relativa do ar diminui consideravelmente, o que nos faz sentir aquele clima seco. Com isso, até 25% da hidratação da nossa pele pode ser perdida, o que a deixa mais frágil.

O resultado é a maior chance da aparição de rachaduras na pele, que a deixam ainda mais seca e sensível, além de mudarem a aparência da cútis, ou seja, seus impactos são funcionais e também estéticos.

É aí que entra a outra parte da dupla: a poluição. Um estudo feito em 2016 por uma professora de dermatologia da Universidade de Stanford, que se baseou em dados de alemães e chineses, encontrou um elo entre a poluição do ar e o surgimento de manchas marrons no rosto.

Um dos maiores suspeitos de prejudicar a pele é o ozônio, gás tóxico formado quando a radiação UV emitida pelo sol entra em contato com o óxido de mono-nitrogênio, praticamente em um processo de combustão.

Acredita-se que o ozônio seja uma das causas primárias dos danos à pele causados pela poluição, e nós estamos em contato com ele continuamente, de acordo com o Dr. Giuseppe Valacchi, especialista no assunto e professor da universidade de Ferrara, na Itália.

A camada externa da nossa pele, chamada de epiderme, contém lipídios, um tipo de gordura que mantém as células unidas. O ozônio oxida esses lipídios, o que causa inflamações, quebra a função de barreira da pele e até mesmo danifica as moléculas de DNA. 

Confira também -  Envelhecimento precoce: como identificar e os possíveis tratamentos.

dicas de saúde e beleza

Quais são as melhores dicas de saúde e beleza contra o frio e a poluição?

Por mais que seja impossível evitar completamente esses dois agentes, há produtos e cuidados que podem fazer toda a diferença, positivamente, na sua pele. São eles:

Protetor solar todos os dias

O protetor solar para o rosto é um dos produtos mais importantes para a pele, até mesmo no frio, já que a radiação ultravioleta ainda existe, embora possa ser um pouco menos concentrada que durante o verão e outras épocas de calor.

Essa sempre aparecerá entre as dicas de saúde e beleza para a pele e desempenha um papel muito importante aqui, já que evita a absorção da radiação UV e, consequentemente, interrompe, pelo menos de maneira parcial, a absorção do ozônio pela pele.

Antioxidantes são essenciais

A oxidação das células de gordura da epiderme pode ser evitada através do consumo de antioxidantes, que são as substâncias capazes de amenizar a ação dos radicais livres.

Nós sabemos como os radicais livres influenciam no envelhecimento, e evitá-los é uma das mais eficientes dicas de saúde e beleza para a pele. Você pode consumir alimentos ricos em antioxidantes ou aplicar cremes que contenham essa substância.

Peles secas demandam mais atenção

As dicas para cuidar da pele seca no inverno devem ser seguidas à risca, já que a umidade mais baixa do ar tem impactos ainda mais intensos em pessoas de pele seca.

Banhos rápidos e não muito quentes, hidratantes faciais, alimentação saudável e hidratação após o banho (com os poros da pele abertos) estão entre as melhores dicas de saúde e beleza para a estação mais fria do ano. Com isso, os impactos da poluição também serão amenizados.

Lave o rosto todos os dias

É ideal lavar o rosto todos os dias, preferencialmente de manhã e à noite. A influência que a poluição tem na pele é real e comprovada, mas se as partículas de impurezas forem removidas diariamente, não haverá tempo suficiente para maiores danos.

Por isso, escolha um bom limpador para o rosto, com destaque para os que não removem a oleosidade natural (e protetora) da pele.

Use e abuse dos hidratantes faciais no frio

Ainda que você faça sua parte, a pele tende a ficar um pouco mais seca no frio, o que também influencia na absorção dos efeitos negativos da poluição. Por isso, os cremes hidratantes são ainda mais importantes nessa época.

As dicas de cuidados sobre creme para o rosto devem ser intensificadas no inverno. Por isso, uma das melhores e mais simples dicas de saúde e beleza para a pele é manter a pele sempre hidratada, de modo que os níveis de oleosidade estejam equilibrados.

dicas de saúde e beleza

Combata o frio e a poluição e cuide ainda melhor da sua pele!

As épocas de frio exigem cuidados especiais, enquanto a poluição está presente todos os dias, mas saber como podemos nos proteger contra esses agentes é vital para ter uma pele jovial, saudável e bonita por ainda mais tempo.

Então, siga a todas as dicas de saúde e beleza possíveis para sair como vencedor desse embate com o frio e a poluição. Assim, cada produto aplicado em sua pele trará melhores resultados, desde os antioxidantes e hidratantes até o creme antissinais!

creme antissinais