Agosto 30, 2018 |

Cuidados com a pele mista: você conhece quais são?


Cuidados com a pele mista: você conhece quais são?

Os diferentes tipos de pele demandam cuidados específicos e é preciso entendê-los para obter o resultado esperado

Nós sabemos que cada tipo de pele tem as suas peculiaridades. Você sabe quais são os melhores cuidados com a pele mista, que está entre a seca e a oleosa?

Saber como tratar desse tipo de pele demanda muita atenção, já que ela requer alguns dos cuidados da pele oleosa e outros da seca de acordo com a região do rosto.

Pode parecer um pouco confuso no começo, mas depois de aprender como ela se comporta, será muito mais fácil cuidar da sua pele e se sentir ainda mais bonita, confiante e, é claro, saudável!

O Que é a Pele Mista?

A pele mista alia algumas das características da pele seca com outras da pele oleosa. Por mais que dê para entender isso apenas ao ler seu nome, o funcionamento não é exatamente como todo mundo imagina.

Pode-se pensar que a pele mista seja uma mistura homogênea desses dois outros tipos, o que a faria ser um pouco oleosa e um pouco seca, mas, na verdade, essas são características da pele normal.

Para ficar mais claro, a pele mista tem algumas áreas com características da pele oleosa, em especial na “zona T”, que compreende a testa, o nariz e o queixo (em um formato que remete à letra “T”), enquanto o restante da pele é mais seca.

É justamente a zona T que faz com que os cuidados sejam tão minuciosos. Essa região conta com as glândulas sebáceas do nosso rosto, responsáveis pela produção de sebum, que quando em excesso, causa oleosidade.

Então, a partir de agora, você não vai mais se confundir quando perguntarem quais são as características da pele mista!

cuidados com a pele mista

Quais São os Melhores Cuidados Com a Pele Mista?

Agora que já entendemos bem como ela é, chegou a hora de saber como tratar e quais produtos usar, o que é uma dúvida bem constante.

Isso, inclusive, foi comprovado: de acordo com uma pesquisa feita pela Boots No7, 87% das mulheres se confundem na hora de escolher os produtos de cuidados com a pele, ou seja, praticamente 7 a cada 8 mulheres.

Para ficar mais fácil e você não errar, vamos separar entre a zona T e as demais regiões do rosto:

Cuidados Com a Zona T

Os cuidados com a pele oleosa devem ser aplicados nesta região, de modo a controlar o excesso de oleosidade e deixar o seu aspecto ainda melhor.

Quem tem a pele mista conta com mais oleosidade do que o normal na testa, no nariz e no queixo, o que deixa a cútis mais brilhante e pode, por sua vez, resultar em um quadro de acne.

Portanto, além da aparência, é importante saber exatamente quais são os cuidados para evitar o aparecimento dessa condição.

A primeira recomendação é de comprar limpador facial, tônico facial, protetor solar e demais produtos sem óleo, desenvolvidos especialmente para quem tem pele oleosa.

Para uma limpeza mais profunda e intensa, use uma máscara de limpeza uma vez por semana ou antes de eventos especiais, como festas ou casamentos. Só tome cuidado para não usar mais do que o recomendado para que a pele não fique demasiadamente seca.

Caso queira combater a oleosidade durante o dia, os lenços removedores são uma ótima pedida. Sempre leve alguns com você na bolsa, já que eles não contam com nenhuma substância química e ajudam bem a conter os excessos de produção de sebum.

Cuidados Com as Demais Regiões do Rosto

Os cuidados com a pele mista são diferentes na bochecha, na região abaixo dos olhos, nos lábios e no restante, com exceção da zona T. Essas áreas costumam apresentar o mesmo comportamento da pele seca.

Por isso, as dicas para pele seca entram em ação aqui. É importante que você compre produtos específicos para esse tipo de pele, que serão usados apenas nessas partes do rosto.

Você pode (e deve) usar hidratantes, protetores solares, lip balms e outros produtos desenvolvidos para pele seca, ou seja, que contenham óleo em sua composição. Assim, a cútis apresentará um equilíbrio em seus níveis de oleosidade.

Os cosméticos utilizados também podem ser aqueles para pele seca, que tenham uma concentração maior de oleosidade. O resultado será uma cútis ainda mais bela.

Cuidados Gerais Com a Pele Mista

Além dos cuidados com cada área do rosto, alguns cuidados gerais devem ser adotados para a sua pele. Os principais são os seguintes:

  • Quando for adotar sua rotina de produtos para o rosto, nunca use os produtos para pele oleosa na pele seca e vice-versa. Isso pode potencializar ainda mais os efeitos.
  • Mantenha uma alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais e demais nutrientes. Assim, a pele encontrará em seu organismo tudo o que precisa para ficar bela e saudável.
  • Se quiser fazer algum procedimento estético no rosto, não se esqueça de destacar o fato de que sua pele é mista. O profissional que fará esse procedimento deve notar, mas é melhor avisá-lo de antemão para que os resultados não sejam diferentes do esperado.
  • Faça visitas periódicas ao dermatologista. Além de confirmar que a sua pele tem essas características, ele pode te orientar quanto aos cuidados com a pele mista, bem como cuidar melhor da saúde cutânea e evitar problemas como acne, eczema, descamação e vermelhidão.
  • Sempre que identificar alguma variação na sua pele, procure auxílio médico o quanto antes. Alterações cutâneas podem ser causadas por doenças de outras partes do corpo, em especial as do trato gastrointestinal.
  • No início, pode ser que você tenha que gastar um pouquinho mais, já que terá que comprar produtos para pele oleosa e também para pele seca e dividir seu uso de acordo com a região do rosto, mas, por outro lado, eles também durarão por mais tempo, ou seja, o custo-benefício é muito bom.

cuidados com a pele mista

Cuide da Sua Pele Com Todo o Carinho Que Ela Merece!

Não existe nenhum grande segredo. A principal recomendação é cuidar de cada área da pele de acordo com as características que ela apresenta. Assim, os resultados serão os melhores possíveis.

O início da rotina pode ser um pouco mais complicado, mas com o passar do tempo, você estará mais acostumada com esses cuidados e conseguirá tirar tudo de letra.

Então, comece hoje mesmo a adotar os melhores cuidados com a pele mista e tenha a cútis que você sempre sonhou. Ah, não se esqueça de usar um bom creme antissinais para também amenizar os efeitos do envelhecimento na sua pele!