Julho 23, 2018 |

Pele Masculina x Pele Feminina: Quais as Diferenças de Cuidados?


Pele Masculina x Pele Feminina: Quais as Diferenças de Cuidados?

Os cuidados com a pele de um homem são um pouco diferentes e devem ser observados para obter os melhores resultados 

Cuidar da pele é fundamental, já que a mantém ainda mais bela, hidratada, jovial e saudável. Os cuidados com a pele masculina também são muito importantes e um pouco diferentes dos da mulher, embora nem sempre pensemos nisso.

Como as características fisiológicas de ambos os sexos são diferentes, então já era de se esperar que os cuidados também sejam, para que a beleza e a saúde da pele estejam sempre em dia.

Por isso, é muito importante conhecer essas características, bem como os principais cuidados com a cútis masculina, para que os homens se sintam ainda mais belos e confortáveis com a sua pele!

Quais São as Características da Pele Masculina?

Antes de abordarmos as técnicas e produtos que devem ser aplicados, é ideal compreender como é a pele do homem e quais são as diferenças que ela apresenta para a pele da mulher.

Primeiramente, a pele dos homens é mais densa e espessa e tem uma textura mais áspera do que a das mulheres. O principal fator que leva a isso é a concentração do hormônio testosterona, que por sua vez leva à maior produção de queratina.

cuidados com a pele masculina

As mulheres também têm testosterona em seu organismo, mas a concentração em relação aos homens é de 20 a 30 vezes menor, o que faz com que os integrantes do sexo masculino apresentem essas características na pele.

Além disso, via de regra, os cuidados com a pele masculina devem levar em consideração que ela é mais oleosa, já que os homens têm mais glândulas sebáceas do que as mulheres.

Com isso, a transpiração e a produção de sebo, que são processos naturais da pele, acontecem mais com os homens, o que também deve levar à adoção de cuidados especiais e diferenciados.

Quais São os Principais Cuidados Com a Pele Masculina?

O princípio desses cuidados não varia tanto assim em relação à pele das mulheres, mas alguns fatores devem ser observados para ter resultados ainda melhores. Os principais cuidados são os seguintes:

Filtro Solar Sempre

Proteger a pele do câncer é um cuidado que se aplica a ambos os sexos. Por isso, o uso do protetor solar também deve ser feito todos os dias, ainda que seja inverno ou que o sol não esteja tão forte assim.

Nunca é demais lembrar que os raios UVA são absorvidos pela nossa pele mesmo em dias que o sol está mais ameno, e isso deve ser considerado como o principal dos cuidados com a pele masculina.

O ideal é usar um protetor com FPS 30 ou maior para que a proteção da pele esteja garantida. Além do mais, com as ótimas fórmulas disponíveis atualmente, a aplicação é simples e a absorção do produto pela pele é excelente.

Essa também é uma das melhores dicas para evitar o envelhecimento facial, já que os raios solares podem trazer esse efeito. Em suma, impedir que nossa pele absorva a radiação do sol só trará vantagens.

A Limpeza da Pele é Fundamental

Pelo fato de a pele masculina ser, geralmente, mais oleosa, é importante se livrar desse excesso de oleosidade para que a aparência da pele - e também a sua saúde - não sejam prejudicadas.

Existem vários produtos que podem ser utilizados para limpar a pele, como loções específicas e água micelar, mas é importante encontrar produtos cujas propriedades sejam mais voltadas às necessidades dos homens.

Produtos para peles oleosas são os mais indicados e devem fazer parte da rotina de cuidados com a pele masculina, pelo menos uma vez ao dia, para garantir que essa oleosidade não se acumule e a pele mantenha o seu frescor.

Cuidados Com o Barbear Também São Importantes

Os cuidados com a pele do rosto do homem também devem levar em conta uma das características fisiológicas em que eles são mais diferentes das mulheres, que é a barba.

Quando os homens se barbeiam, a pele sofre microtraumas, já que a ação das lâminas a deixa um pouco machucada. Assim, ela fica mais sensível do que geralmente é e pode apresentar alguns problemas.

Dermatite e irritação são muito comuns, assim como a foliculite, que são aquelas pequenas bolinhas, geralmente vermelhas, que podem ou não ter pus. Além de machucar na hora de barbear, elas prejudicam a aparência da pele.

Por isso, entre os cuidados com a pele masculina, é ideal que se utilize um esfoliante para a pele, pelo menos uma vez por semana, para eliminar as células mortas e evitar a aparição da foliculite.

É preciso também tomar cuidado com as loções pós-barba. De acordo com sua composição, elas podem conter substâncias que irritam mais a pele ao invés de suavizar, então o melhor é pedir a opinião de um dermatologista para sua escolha.

Previna-se da Ação da Idade na Pele

Seja a pele masculina ou a feminina, não tem jeito: o passar do tempo faz com que ela envelheça, o que é uma ação natural e que não pode ser interrompida, mas pode ser prorrogada ou ter seus efeitos amenizados.

Existem diferentes cremes para cada parte do corpo, e o rosto também conta com produtos específicos. Como a ação do tempo é mais sentida na face, então ela deve concentrar os principais cuidados com a pele masculina contra o envelhecimento.

cuidados com a pele masculina

O uso de cremes hidratantes e que possam barrar o envelhecimento precoce é super recomendado, assim como aqueles que sejam ricos em vitamina C e retinóides, substâncias que se relacionam muito bem com a pele masculina.

Tenha uma Pele Jovial e Saudável!

Não há como interromper completamente o envelhecimento cutâneo. Se houvesse uma fórmula mágica, com certeza ela já teria sido divulgada, mas a ação do tempo é imparável.

Ainda assim, com cada um desses cuidados, sua pele poderá ficar muito mais bela e saudável do que você poderia imaginar, e o melhor, pelo maior período de tempo possível, o que mantém a jovialidade lá em cima.

Por isso, não perca mais tempo para adotar uma rotina saudável, com os devidos cuidados e o uso de um bom creme antissinais para rugas. Afinal de contas, quanto antes você começar a seguir os cuidados com a pele masculina, melhor!