Outubro 29, 2018 |

Creme para o corpo: por que não posso usar o mesmo para todas as partes?


Creme para o corpo: por que não posso usar o mesmo para todas as partes?

Entenda a importância de utilizar cremes específicos para cada parte do corpo!

O uso de hidratantes é amplamente recomendado por parte dos dermatologistas para a saúde e beleza da pele. Porém, algo que às vezes passa despercebido é que não se deve usar apenas um creme para o corpo, já que cada região tem as suas necessidades.

A pele, que é o maior órgão do corpo, atua como a primeira linha de defesa contra micróbios prejudiciais, poluição e radiação ultravioleta. Além disso, seus cuidados também visam deixá-la mais bela, o que contribui para o seu visual.

Entenda melhor porque existe uma necessidade tão específica de cremes para as diferentes regiões do corpo e quais são os benefícios que essa prática pode trazer para a sua cútis!

Existem hidratantes especiais para cada parte do corpo?

Sim. Isso não quer dizer que todas as regiões precisem de um creme diferente, o que traria a necessidade de ter dezenas de hidratantes em casa, mas algumas são mais específicas e demandam produtos personalizados.

Antes de abordarmos os diferentes cremes para o corpo, devemos entender a importância que os hidratantes apresentam para a pele, que pode ser vista na conclusão do estudo “The clinical benefit of moisturizers” (o benefício clínico dos hidratantes).

Publicado em 2005 no Journal of European Academy of Dermatology and Venereology (Periódico da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia), o estudo mostra os diferentes tipos de hidratantes e seus componentes mais comuns.

Sua conclusão é que há claras evidências de que o creme para o corpo é importante no tratamento de diferentes condições de pele, além de ajudar a prevenir a aparição do ressecamento.

Algumas fórmulas podem melhorar a função de barreira da pele e torná-la menos suscetível à eczema, que são as inflamações cutâneas, ainda que o efeito do hidratante possa variar de acordo com as características da pele de cada pessoa.

Em outras palavras, a importância dos hidratantes é comprovadamente reconhecida e ele deve estar na rotina de produtos para o rosto e o corpo, mas cada indivíduo precisa encontrar o creme que melhor se adapta ao que sua pele necessita.

Além das diferenças que existem entre a cútis de cada pessoa, a pele do mesmo indivíduo também apresenta peculiaridades de acordo com a região do corpo, as quais devem ser observadas para a obtenção dos melhores resultados possíveis.

Como é a pele em cada região do corpo?

Para poder escolher um bom creme para o corpo, é fundamental saber quais são as suas necessidades em cada região, o que varia, literalmente, dos pés a cabeça.

Hidratantes para o corpo podem ser utilizados nas pernas, braços, costas e peitoral, mas as demais regiões apresentam algumas características específicas, que são as seguintes:

Mãos

As mãos são verdadeiras ferramentas do ser humano, e sua pele varia em relação ao restante do corpo. Inclusive, cada área das mãos apresenta uma cútis com características diferentes.

A pele da palma das mãos é mais grossa, rica em gordura e tecidos conjuntivos, não possui pelos ou glândulas sebáceas, apresenta uma alta concentração de glândulas sudoríparas e é escassa na produção de oleosidade natural.

creme para o corpo

Por outro lado, a pele do dorso das mãos quase não tem tecido gorduroso, é especialmente fina e possui apenas alguns pelos, bem finos, o que significa um número menor de glândulas sebáceas.

Devido à menor capacidade de hidratação natural, é importante diferenciar o creme para o corpo do utilizado nas mãos, já que este último deve ter uma capacidade hidratante ainda mais forte.

Rosto

O rosto é a parte do corpo que mais chama a atenção, já que quase sempre está exposta. Suas condições são poderosos indicadores de nossa saúde, além de impactar diretamente na autoestima.

Assim como a pele do restante do corpo, a do rosto desempenha um papel importante contra o ambiente externo, mas a diferença é que ela está mais exposta a elementos como a luz solar e a radiação ultravioleta.

Quando se fala sobre creme para o rosto, deve-se considerar que a pele é mais fina e sensível, o que a torna potencialmente suscetível ao envelhecimento. Por isso, deve-se escolher um creme completo e rico em nutrientes para auxiliar em sua proteção.

A região dos olhos também demanda cuidados especiais, já que a pele é ainda mais fina do que do restante do corpo. Por isso, o creme utilizado nesta área deve ser específico, de modo a mantê-la protegida e saudável.

Pés

A pele da sola dos pés tem mais células de gordura em sua camada subcutânea, já que eles apresentam uma capacidade maior de amortecimento e absorção de impactos. Eles carregam até três vezes o nosso peso a cada passo que damos ao caminhar ou correr.

Porém, mesmo com essa camada de gordura, a fricção que os pés sofrem faz com que a camada de proteção da pele seja reduzida, o que pode resultar em ressecamento e na aparição de calos, justamente onde a cútis está mais “gasta”.

A epiderme (camada mais externa da pele) dos pés é grossa e tem de 1 mm a 5 mm de espessura, diferente do que ocorre com o restante do corpo, onde ela tem aproximadamente 0,1 mm.

O creme para o corpo também deve diferir em relação aos pés, cuja pele, embora seja grossa, também precisa de cuidados especiais para evitar calos, ressecamentos e dores.

creme para o corpo

Invista em diferentes tipos de creme para o corpo!

A disponibilidade de cremes para os pés, mãos, rosto e corpo está presente no mercado justamente pelas necessidades especiais que essas regiões demandam, e seu uso resultará em muito mais saúde e beleza.

Também é importante se atentar aos cuidados com a pele seca, pele mista e pele oleosa, que impactam principalmente na escolha dos hidratantes para o rosto, mas também possuem um papel importante no corpo.

Quem deseja cuidar adequadamente da sua cútis precisa utilizar o creme para o corpo indicado para cada região do corpo. Ao aliar essa prática ao uso de um bom creme antissinais, o resultado será uma pele super bonita e saudável!

creme antissinais