Maio 17, 2018 |

Creme antissinais diurnos e noturnos: porque existe essa diferença e quando começar a usá-los?


Creme antissinais diurnos e noturnos: porque existe essa diferença e quando começar a usá-los?

Os produtos antienvelhecimento atuam de forma diferente durante o dia e a noite; a recomendação é usar o ideal para a necessidade da sua pele

Uma pele jovem e perfeita só é possível com alguns cuidados diários e é por isso que você deve praticar os rituais de beleza, utilizando produtos para evitar o envelhecimento. Porém, para cada momento do dia, existe um produto adequado.

Os cremes que você usa pela manhã e à noite cumprem funções diferentes para a sua pele. De dia, a pele precisa de proteção solar, hidratação e ação antioxidante. Ao anoitecer, é a hora de reparar e regenerar a derme.

Cremes antissinais agem especialmente durante a noite. Porém, ao longo do dia, você precisa complementar os resultados e proteger a pele com produtos que vão ajudar a disfarçar as imperfeições causadas pelo passar do tempo.

Que tal entender mais sobre essa diferença para poder escolher e usar melhor os produtos para a sua pele? Confira:

mulher se espreguiçando na cama

Cremes diurnos

Como a pele é um grande órgão de proteção, ela fica mais suscetível à ação de agentes externos, como radiação solar, luz artificial e poluição enfrentados no dia a dia. Por isso, o objetivo dos cremes diurnos é combater a formação dos radicais livres e evitar a desidratação.

Se a pele não for protegida contra esses problemas, ela vai ficar cada vez mais ressecada e com aspecto envelhecido, o que irá evidenciar as pequenas imperfeições.

Para combater os malefícios do sol, deve-se usar produtos fotoprotetores. Já para eliminar os radicais livres, são indicados cremes com propriedades antioxidantes.

Você também pode usar produtos especiais para o seu tipo de pele e sua necessidade, como aqueles que controlam a oleosidade.

Algumas sugestões de produtos são:

Limpeza de pele

Você deve lavar o rosto com um sabonete adequado para a sua pele e então tonificá-lo com uma loção específica. Água micelar também pode ser uma ótima aliada para hidratar a pele.

Antioxidantes

Produtos que contêm ácido hialurônico e vitamina C e E compõem os antioxidantes necessários para a pele durante o dia.

Despigmentantes

Os despigmentantes têm efeito clareador, sendo ideais para atenuar manchas, porém, apenas as substâncias mais suaves, como o ácido azeláico, podem ser usadas durante o dia, e preferencialmente apenas no inverno. Confira também qual o melhor creme para tirar manchas do rosto!

Proteção solar

O filtro solar com FPS 30 ou mais é obrigatório todos os dias do ano para barrar os raios ultravioletas que atingem as camadas mais profundas da pele, evitando o surgimento de manchas, rugas, linhas de expressão, flacidez e até mesmo o câncer de pele.

Cremes noturnos

A principal diferença dos produtos usados para o dia é que os cremes noturnos não contam com proteção solar. Porém, ele também é diferente em seu modo de ação: durante a noite, as células da pele estão mais suscetíveis à regeneração, pois isso ocorre durante o sono.

Os cremes usados à noite são absorvidos com mais intensidade e, por isso, eles aproveitam para potencializar os efeitos contra o envelhecimento. É por isso, inclusive, que esses produtos têm aspecto mais denso e suas fórmulas costumam ter mais componentes. Aprenda a escolher o creme anti idade mais adequado para você!

Para a aplicação, a pele também precisa estar limpa e higienizada. Depois disso, para prevenir os danos causados pela idade, você deve usar em seus cremes antissinais:

Ácido retinoico

Essa substância é derivada da vitamina A e irá atuar na sua pele na redução de manchas, suavização das rugas e estímulo à produção de colágeno e elastina, deixando a pele mais firme e com maior potencial de cicatrização.

Antioxidantes

Durante a noite, os antioxidantes como as vitaminas E e C potencializam a eliminação dos radicais livres, realizam a hidratação que a pele precisa e removem a pigmentação excessiva da pele.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico liga as moléculas de água e assegura a elasticidade da pele, ou seja, ele é capaz de diminuir a formação das rugas. Ele atinge até as camadas mais profundas da cútis durante o sono, proporcionando como resultado uma pele mais lisa e mais firme.

Oligoelementos

Oligoelementos são compostos minerais – como cobre, magnésio e ferro – que catalisam os efeitos dos demais ativos, além de ajudarem na produção de melanina, no rejuvenescimento e na oxigenação das células, prevenindo e removendo manchas, rugas e linhas de expressão.

mulher olhando para frente com a mão no rosto

Qual é a ordem certa para a aplicação?

A ordem que você deve utilizar cada produto antienvelhecimento é essencial para que eles façam efeito e resultem em uma pele mais jovem. Se eles forem usados na ordem errada, eles não serão devidamente aproveitados e o tratamento deixará a desejar.

O primeiro passo para aplicar é fazer a limpeza da pele. Depois, use o creme antissinais adequado para a sua tez, seja para o dia ou para a noite.

Para o dia, na sequência, aplique o protetor solar. Ele deve ser aplicado por último pois cria uma barreira que dificulta que os demais cremes (e raios solares) atinjam as profundezas da pele.

Se você for se maquiar, a ordem correta é: limpeza, creme antissinais, primer, protetor solar e só então base, corretivo, BB cream ou outros produtos de beleza que você deseja utilizar. Confira também 7 produtos para usar antes dos 27 anos!

Além disso, lembre-se que existe um limite na quantidade de produtos que podem ser aplicados por tratamento. Misturar vários cremes para várias finalidades prejudica a absorção pela pele e eles acabam fazendo nenhum efeito.

Quem vive em climas frios pode aplicar mais camadas de cosméticos do que quem mora em locais quentes e em cidades litorâneas. Para pessoas que vivem no Rio de Janeiro, por exemplo, o ideal é usar um produto e o protetor solar de dia ou, à noite, até dois cremes com finalidades complementares.

Se você ainda não sabia sobre as diferenças dos cremes antissinais noturnos e diurnos, agora você já sabe e está pronta para iniciar um tratamento que fará maravilhas para a sua pele! 

Aproveite para conhecer os produtos da Lumière D'or!