Agosto 27, 2018 |

Colágeno Para o Rosto: Por Que Ele é Tão Importante?


Colágeno Para o Rosto: Por Que Ele é Tão Importante?

Muito se fala sobre os efeitos do colágeno na pele do rosto, que são reais e podem proporcionar uma pele mais bela e saudável

Você já deve ter reparado que um dos assuntos de saúde e beleza que estão mais em alta atualmente é o colágeno para o rosto, considerado como uma substância vital para todas as pessoas.

Essa exposição na mídia é merecida, já que o colágeno é realmente muito importante para a nossa pele. Porém, não é todo mundo que sabe exatamente como ele atua e porque desempenha um papel tão fundamental.

Se você está entre essas pessoas, não se preocupe! Nós reunimos tudo o que precisa saber sobre o colágeno, o quão importante ele é para o nosso corpo e porque devemos complementar a sua concentração no corpo.

O Que é o Colágeno?

O colágeno é uma proteína desenvolvida pelo nosso organismo, inclusive sendo a mais abundante de todo o corpo. Ele pode ser encontrado nos músculos, cartilagens, ligamentos, ossos e sangue, além, é claro, da pele.

O fato de ser sintetizado naturalmente pode fazer com que você pense qual é o motivo de tanto destaque para o consumo de colágeno através de pílulas, alimentos e cosméticos, mas existe um motivo para isso.

Com o passar do tempo, a produção de colágeno pelo nosso corpo diminui. Para ser mais exato, a partir dos 20 anos de idade, essa produção diminui 1% por ano. Logo, uma pessoa de 50 anos produz apenas 70% do pico de colágeno.

É por isso que a introdução de colágeno para o rosto e para o restante do corpo é tão encorajada, ainda mais a partir da fase adulta.

colágeno para o rosto

Como o Colágeno Atua na Pele?

O principal efeito do colágeno é manter a elasticidade da pele, o que faz com que ela tenha uma aparência mais jovial e saudável.

Nós podemos perceber que sempre que se fala sobre creme para flacidez, um dos componentes mais destacados é o colágeno, exatamente por esse poder de manter a pele mais firme.

Junto com outras substâncias, como ácido hialurônico e elastina, ele ajuda a garantir aquela pele bonita e rejuvenescida por ainda mais tempo.

Além da pele, o colágeno também tem outras ações no nosso corpo, como segurar os ossos e os músculos, proteger os órgãos e fornecer a estrutura para as juntas e tendões.

Qual é a Importância do Colágeno Para o Rosto?

Mesmo depois desses esclarecimentos, ainda é possível entender mais a fundo como o colágeno influencia positivamente no nosso rosto. Os principais motivos são os seguintes:

Combater o Envelhecimento Facial

Quem deseja saber como evitar o envelhecimento facial encontra no colágeno para o rosto um grande aliado, já que um de seus efeitos é contribuir contra esse efeito.

Um dos benefícios mais conhecidos da substância é deixar a pele brilhante e elástica, o que vai totalmente contra a ação do envelhecimento, como a aparição de rugas e linhas de expressão.

Um estudo de 2014, publicado pela Karger, selecionou aleatoriamente 46 de 69 mulheres entre 35 e 55 anos para tomar um suplemento de colágeno hidrolisado, enquanto o restante do grupo recebeu um placebo.

As mulheres que receberam o colágeno apresentaram uma melhora na elasticidade da pele em 4 semanas. Isso mostra que além dos efeitos da substância serem reais, eles podem ser notados dentro de pouco tempo.

Reduzir os Efeitos de Inflamações na Pele

Acne, eczema e psoríase são alguns dos problemas mais comuns causados por inflamações na pele. O colágeno pode ajudar a reduzir a dor, a frequência e a severidade das crises.

Isso acontece porque ele conta com substâncias como prolina e glicina, que combatem as inflamações de dentro para fora do organismo e apresentam resultados ainda mais eficientes.

Outro ponto muito interessante é que a medicina tradicional chinesa sempre disse que a pele age como um reflexo do que acontece dentro do corpo, o que se provou como verdade, já que certos problemas crônicos digestivos manifestam alterações cutâneas.

O fato de o colágeno ser muito eficiente contra esses problemas digestivos faz com que, ainda que de maneira indireta, o reflexo também seja sentido na pele.

Combate a Celulite

A celulite é algo que quase todas as mulheres têm. Sua aparição é natural e se dá devido à aproximação da camada de gordura da pele ao seu tecido conjuntivo, e o colágeno também pode ajudar nisso.

Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food em 2015 escolheu 105 mulheres de 24 a 50 anos para tomar peptídeos de colágeno por 6 meses. O resultado foi uma melhora nítida da textura e das ondulações da pele.

Portanto, além das ações do colágeno para o rosto, ele também ajuda a tratar da celulite. Porém, não fique preocupada se ela aparecer na sua pele, já que 80% a 90% das mulheres apresentam esse sintoma natural do envelhecimento cutâneo.

colágeno para o rosto

Como Aumentar a Concentração do Colágeno Para o Rosto?

Seja para combater a flacidez do pescoço ou para manter a pele mais saudável, o colágeno pode ajudar muito, mas ainda resta a dúvida de como aumentar sua concentração no corpo, o que pode acontecer por via oral ou via tópica.

Em outras palavras, você pode aumentar essa concentração tanto através de pílulas de colágeno e alimentos em que ele esteja presente, como gelatina, ovos e castanhas, quanto com o uso de bons cremes para a pele.

Essas duas alternativas são muito eficientes para que o colágeno esteja ainda mais presente na sua pele e, consequentemente, te deixem ainda mais bela e saudável.

Para isso, é importante montar uma boa rotina de produtos para o rosto e escolher com cuidado aqueles que concentram uma boa quantidade de colágeno, bem como demais substâncias que fazem bem para a pele.

O complexo de peptídeos e o óleo de rosa canina estão entre as principais substâncias que potencializam a sintetização natural do colágeno e, assim, fazem com que sua pele tenha uma melhoria nítida no aspecto e também na saúde.

Por isso, não deixe de usar produtos que contenham ou ajudem a produzir mais colágeno para o rosto, como um bom creme antissinais para rugas, além de consumir alimentos que ajudem nesse processo. Assim, você irá, literalmente, sentir na pele os seus efeitos!