Setembro 27, 2018 |

Adstringente para o rosto: quando é recomendado? Para que serve?


Adstringente para o rosto: quando é recomendado? Para que serve?

Entenda o que este produto tão importante pode fazer com a pele do seu rosto!

No universo dos produtos de pele, é muito provável que já tenha ouvido falar sobre o adstringente para o rosto, mas você sabe exatamente para que ele serve?

De nome complicado, sua finalidade é simples e o produto pode deixar a pele do rosto mais bonita, saudável e sem oleosidade em excesso, que é algo procurado por muitas pessoas.

Aprenda o que são os produtos adstringentes, para quem eles são recomendados e qual é a frequência de uso ideal.

O que é o adstringente para o rosto?

O adstringente é um produto à base de álcool que ajuda a remover a oleosidade da pele, além de melhorar sua aparência através da minimização dos poros.

O que deve ter chamado sua atenção é o fato de ser à base de álcool, mas fique tranquilo, já que ele pode ser utilizado sem problemas na medida certa, principalmente nos cuidados com a pele oleosa.

Geralmente, o adstringente para o rosto é aplicado depois da limpeza facial, mas antes do protetor solar e do hidratante. Assim, seus efeitos podem ser sentidos com mais intensidade e a pele estará com os níveis de oleosidade equilibrados.

Outro benefício proporcionado pelos adstringentes é que eles também ajudam a remover bactérias e resquícios de outros produtos aplicados na pele, como cremes, maquiagens e até mesmo filtro solar.

Para quem os adstringentes são indicados?

Esse produto é recomendado principalmente para pessoas que queiram melhorar seus cuidados com a pele mista (na zona “T”, que concentra mais oleosidade) ou oleosa, embora também possa ser utilizado por outros tipos de pele.

zona t adstringente para o rosto
fonte:pinterest

Estudos clínicos indicam que entre 40% e 55% dos adultos norte-americanos de 20 a 40 anos apresentam um grau baixo de acne e oleosidade na pele, características da pele que costumam andar juntas.

Além disso, o periódico da Sociedade Americana de Dermatologia indica que 54% das mulheres com mais de 25 anos têm algum tipo de acne facial. Tudo isso faz com que a procura por produtos que ajudam a combater a oleosidade seja bem grande.

Assim como os demais produtos para pele, o adstringente para o rosto pode ser encontrado em diferentes versões, que trazem ingredientes e substâncias mais adequadas para cada pessoa.

No caso da cútis oleosa e mista, o produto costuma ser mais concentrado e intenso. Assim, o excesso de oleosidade pode ser combatido com mais eficácia e, assim, apresentar melhores resultados.

Por outro lado, quem tem a pele normal, seca ou madura também pode aproveitar os benefícios dos adstringentes, que podem ser encontrados em fórmulas mais brandas e suaves, capazes de hidratar e suavizar a cútis ao mesmo tempo em que amenizam a oleosidade.

Dicas sobre os adstringentes para a pele

Nós separamos algumas dicas que podem te ajudar a extrair o máximo do adstringente para o rosto e ter melhorias sensíveis em sua pele com a aplicação do produto. Confira:

Use, no máximo, duas vezes por dia

Por ser um produto mais forte, ele deve ser usado, no máximo, duas vezes por dia, depois de lavar o rosto com o seu limpador preferido. Assim, a pele não apresentará um excesso de oleosidade.

Porém, para pessoas com pele normal e seca, a recomendação é de que o adstringente para o rosto seja utilizado apenas uma vez por dia. Dessa forma, não se remove mais oleosidade do que o desejado.

Aplique com suavidade

Não é apenas a fórmula do produto que interfere em seus resultados: a maneira que ele é aplicado também. Suavidade é a palavra-chave para que ele deixe sua pele menos oleosa e saudável.

Você pode optar por usar uma bolinha de algodão ou aplicar com os dedos, mas sempre com movimentos leves e, de preferência, circulares.

Utilize um protetor solar em seguida

O protetor solar para o rosto é um dos cuidados mais tradicionais com a sua pele, e o momento ideal para aplicá-lo é depois do adstringente e, em seguida, seu creme hidratante preferido.

Alguns hidratantes contam com fator de proteção solar, mas nada melhor do que usar o seu protetor. Assim, você evita que a radiação do sol seja absorvida pela sua pele.

Na dúvida, consulte um dermatologista

Como há várias opções de adstringente para o rosto no mercado, o ideal é passar por uma consulta com um dermatologista para definir qual é o tipo mais adequado para você.

Se a pele for normal ou seca e o produto utilizado for muito forte, a cútis pode ficar mais seca que o desejado. Com a análise e o auxílio de um profissional, a escolha será a melhor possível.

Contraia os poros dilatados

Caso você tenha poros dilatados no rosto e queira amenizar essa situação, o adstringente para o rosto desempenha um papel muito importante nesse processo, já que ajuda a contrair os tecidos da pele.

Na verdade, a diminuição do tamanho dos poros é uma consequência da oleosidade em excesso que foi removida. Assim, sua pele ficará ainda mais bela.

Amenização dos cravos e acnes

Um dos principais motivos para o surgimento de cravos, espinhas e acne é o acúmulo de substâncias, impurezas e oleosidade nos poros. Como os adstringentes conseguem se livrar desses agentes, a chance das doenças na pele diminui bastante.

Essa, inclusive, é uma prática preventiva muito positiva, já que cravos, espinhas e acne podem deixar cicatrizes e marcas indesejadas.

adstringente para o rosto

Adstringentes naturais também são eficientes

Se você não quiser comprar um adstringente ou preferir alternativas naturais, saiba que é possível fazer uma receita natural simples, barata e que pode trazer ótimos resultados.

Para isso, pegue 4 morangos maduros, 3 gotas de limão, 1 colher de sopa de azeite de oliva e 1 colher de chá de açúcar. Com os morangos limpos e sem as folhas, amasse-os com a ajuda de um garfo, acrescente os demais ingredientes e misture.

A aplicação também é fácil: depois de lavar o rosto, pegue um pouco da mistura, aplique na face em movimentos suaves e deixe agir por uns 20 minutos. Então, é só remover a máscara com água.

O ideal é que esse adstringente seja aplicado durante a noite, antes de dormir. Assim, sua pele estará livre da oleosidade em excesso.

Aproveite os benefícios do adstringente para o rosto!

Se você deseja uma pele mais seca, então os adstringentes são ideais para o que procura. Quando aplicados na medida certa, os resultados podem ser muito bons.

Então, que tal acrescentar mais esse produto na sua rotina de cuidados? Ao aliar o adstringente para o rosto com limpador facial, protetor solar, hidratante, sérum, creme antissinais para rugas e suas demais opções favoritas, será possível ter uma pele ainda mais bela e saudável!

crema antissinais