Maio 14, 2018 |

Ácido Hialurônico: Conheça um Dos mais Eficientes e Mais Usados Ácidos da Indústria Cosmética


Ácido Hialurônico: Conheça um Dos mais Eficientes e Mais Usados Ácidos da Indústria Cosmética

Essa substância deixa a sua pele linda, mas, após os 25 anos, precisa ser reposta para evitar a aparência envelhecida

Embora seja muito usado na indústria dos cosméticos, pouco se fala sobre o ácido hialurônico, uma molécula capaz de disfarçar vários tipos de imperfeições na pele e presente em muitos dos cremes que você usa no dia a dia.

Entenda mais sobre ele e use as informações a favor de uma pele sempre jovem e linda!

mulher deitada com pétalas de flores

O que é o ácido hialurônico?

É uma molécula que já é produzida e está naturalmente presente no seu organismo. Ela é responsável por atrair e reter água – o que torna a pele mais viçosa e firme – e por preencher o espaço entre as células, deixando a pele com uma textura homogênea.

A partir dos 25 anos, a quantidade desse ácido no organismo começa a diminuir e os primeiros sinais do envelhecimento, como rugas e ressecamento, aparecem.

Quais são os benefícios para a pele?

Realizar um tratamento com ácido hialurônico proporciona uma série de benefícios para a pele e para a sua autoestima, pois ele vai agir nas imperfeições que mais incomodam e dar a aparência mais jovem que você deseja.

Diminuição de rugas e linhas de expressão

O surgimento das rugas, bigode chinês e pés de galinha é consequência da diminuição de colágeno e também de ácido hialurônico que naturalmente ocorre conforme envelhecemos. O tratamento com o ácido irá preencher os espaços que se formam entre a derme e a epiderme, garantindo hidratação e uniformidade a sua pele.

Hidratação da pele

A hidratação é a principal propriedade do ácido hialurônico. Uma única molécula pode reter até cerca de mil vezes o seu peso de água! Realizar a reposição do ácido vai fazer com que a sua pele fique mais hidratada, resistente e radiante.

Redução dos sinais de envelhecimento

A redução na produção do ácido hialurônico pelo organismo é um dos sinais de que o envelhecimento está começando. Se você não cuidar da sua pele com o ácido, flacidez, formação de olheiras, bolsas embaixo dos olhos, cicatrizes e perda de volume irão ficar cada vez mais visíveis. 

Eliminação dos radicais livres

Os radicais livres gerados no tecido após a exposição à luz solar e às impurezas do ambiente danificam a pele e aceleram o processo de envelhecimento. A reposição de ácido hialurônico vai atuar como um antioxidante, tirando a aparência de cansada do seu rosto. Entenda qual a influência da poluição na sua pele.

Quais são os tratamentos disponíveis?

Obtido por meio de origem animal ou da biotecnologia, hoje o ácido hialurônico é acessível e está presente em uma série de tratamentos que deixam a sua pele muito mais bonita.

Saiba quais são eles e lembre-se que, antes de iniciar o uso, a recomendação é procurar um dermatologista:

Preenchimento

O preenchimento com ácido hialurônico é indicado para a região da face, pois é onde se formam as rugas mais profundas. Com ele, é possível corrigir as linhas ao redor da boca, o bigode chinês, as maçãs do rosto, as olheiras, os lábios e até mesmo locais inusitados, como o lóbulo da orelha e celulites.

O gel preenchedor varia na concentração dependendo do local onde vai ser injetado para que o efeito fique bem natural. A duração é de três meses a um ano.

Cremes e uso tópico

Produtos que contém ácido hialurônico na fórmula penetram nas camadas mais profundas da pele, potencializando o tratamento contra o envelhecimento facial. O ideal é que os cremes sejam combinados com vitaminas A e C para um efeito antioxidante ainda mais poderoso.

A aplicação dos cremes tem melhor resultado na prevenção das rugas, portanto, deve ser usado desde cedo. Quando a pele já apresenta marcas do envelhecimento, o principal efeito é o de hidratação.

Reposição via oral

Os chamados nutricosméticos – cápsulas a base de ácido hialurônico – podem conter uma maior ou menor quantidade de moléculas e são fabricados junto com a vitamina C e antioxidantes para prevenir e recuperar a pele.

Também existe um sachê de gelatina sem sabor que contém essa substância e que pode ser consumido com iogurte. Porém, os resultados são menos perceptíveis, já que o organismo enviará o ácido para onde for necessário, e não apenas para a pele.

mulher fazendo procedimento estético

Quais são os cuidados necessários?

Antes de iniciar um tratamento com ácido hialurônico, é preciso que um dermatologista descarte possíveis contraindicações.

A suplementação não deve ser feita em pessoas com hipersensibilidade, com problemas de coagulação sanguínea, que apresentam doenças, feridas ou inflamações na pele, além e grávidas e mulheres que amamentam.

Dependendo do tipo de aplicação que será recomendada pelo profissional, você deverá cortar o consumo de bebida alcoólica e o de medicamentos anticoagulantes.

Após o uso, no caso do preenchimento, você pode fazer uma massagem no local para evitar hematomas. O principal cuidado em todos os casos é em relação à exposição ao sol, que deve ser evitada. O uso de filtro solar é obrigatório. Veja também 07 produtos para usar antes dos 27 anos.

Qual é a diferença entre ácido hialurônico e botox?

A toxina botulínica A – o botox – e o ácido hialurônico são dois dos procedimentos mais comuns contra os sinais do envelhecimento da face. No entanto, decidir pelo uso de um ou outro é uma tarefa do médico dermatologista.

Na maioria das vezes, o botox é indicado para preencher a perda de músculos, enquanto que o ácido trata a perda óssea ou de gordura.

O botox tem uma duração mais curta – de quatro a seis meses – e pode durar ainda menos nos músculos que trabalham muito. Para ser reaplicado, é preciso de um tempo mínimo de espera de quatro meses para que todo a aplicação anterior saia.

Já o ácido hialurônico tem uma duração mais prolongada. Como a aplicação é feita em doses menores, ele vai precisar de mais reaplicações, mas não há necessidade de esperar o preenchimento esvaziar, basta complementar.

Com todas essas informações, você está pronta para procurar um profissional e começar a usar o ácido hialurônico. Aproveite e não deixe de conferir os produtos disponíveis na Lumière D'or!